Brasil, 11 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cidadão Sustentável: práticas de sustentabilidade no mercado segurador

A partir de uma perspectiva econômica, social e ambiental, a sustentabilidade deixa de ser uma estratégica apenas de Marketing e passa a ser uma estratégia de gestão para empresas competitivas.

O conceito de sustentabilidade abrange diversas concepções que se resumem em um equilíbrio entre ganhos econômicos, retorno social e preservação ambiental e, no mercado segurador, remete a própria origem do seguro. A ideia de garantir a estabilidade econômica de um indivíduo ou empresa a partir da transferência de riscos para uma seguradora é apropriada para entender como essas companhias contribuem positivamente para a saúde financeira da sociedade. Esse mercado possui grande impacto na economia do Brasil, apesar do ainda baixo índice de seguros em comparação com outros países. Os valores aportados a economia brasileira estão entre bilhões de Reais, seja no ressarcimento dos sinistros ou no pagamento de tributos, que ultrapassou 16 bilhões segundo o último reporte de sustentabilidade da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg). No entanto, no que se refere a sustentabilidade é necessário também pensar os aspectos sociais e ambientais e os impactos, negativos e positivos, que esse setor pode trazer.

A argentina Sancor Seguros fez sua adesão ao Pacto Global das Nações Unidas, que em 2015 propôs 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem seguidos por países e empresas de todos os Estados Membros da Organização das Nações Unidas (ONU). Todas as empresas que formam o Grupo Sancor Seguros se somaram à essa causa. A partir dessa adesão elaboraram então o programa Ciudadano Sostenible, ou Cidadão Sustentável, como é chamado na unidade de negócios do Brasil.

Esse é um amplo programa que busca combinar parte desses Objetivos à estratégia de negócios da Sancor Seguros. O Cidadão Sustentável tem como base o diálogo com os grupos de interesse; a inovação da seguradora para o desenvolvimento de produtos e serviços sustentáveis; o desenvolvimento de iniciativas de sustentabilidade vinculadas à prevenção, segurança e saúde; a geração de valor por meio do conhecimento, fortalecendo o desenvolvimento científico; e a sistematização e medição do desempenho econômico, social e ambiental. “Esse programa já está estabelecido nas empresas do Grupo na Argentina desde 2005. No entanto, ainda se encontra em fase de implementação no Brasil, e nos demais países onde o Grupo atua, considerando que essas unidades de negócios formaram seus comitês locais de RSE e aderiram ao Pacto Global das Nações Unidas mais recentemente, em 2017”, explica o Diretor Geral da Sancor Seguros no Brasil, Leandro Poretti. Ainda de acordo com o Diretor, a proposta do Cidadão Sustentável está voltada a promover uma cultura da prevenção e bem-estar através de hábitos saudáveis, consciência pelo seguro, apreço pela sociedade e pelo meio ambiente.

Poretti ressalta ainda que o conceito de Responsabilidade Empresarial Social deve ser encarado pelas empresas muito além de uma visão restrita a grupos de interesse específicos. “Responder as necessidades do mercado por seguros rurais adaptados as mudanças climáticas não é garantir apenas a rentabilidade de produtores rurais e a sustentabilidade econômica dos seus negócios, mas também garantir a segurança alimentar do país, proporcionando maior segurança econômica para que produtores rurais possam continuar trabalhando no campo mesmo após um sinistro”, por exemplo.

Ainda de acordo com o reporte de sustentabilidade da CNSeg, as mudanças climáticas são um dos principais pontos de preocupação por parte das empresas do setor. Sinistros ocasionados por eventos climáticos extremos podem atingir cada vez mais o campo e a cidade. Para isso, a seguradora tem investido em tecnologias preditivas para avaliar com grande antecedência a possibilidade de um sinistro. A idéia é que tais informações possam ser disponibilizadas futuramente para os seus clientes, e que a base de informações utilizada para os seguros rurais possa contribuir também para a prevenção nos seguros patrimoniais.

A empresa tem demonstrado levar muito a sério o mote de consciência seguradora do seu programa Cidadão Sustentável. O ramo de seguro de pessoas tem crescido no país, apesar da má perspectiva econômica para o ano de 2019, e a Sancor Seguros tem se destacado nesse segmento com um crescimento de mais de 70% no primeiro quadrimestre. Nesse rol de produtos a empresa tem desenvolvido alternativas para cobrir diversos públicos, como é o caso do Família Tranquila, feito em parceria com uma cooperativa financeira, e que oferece aos seus cooperados apólices a custos reduzidos.

Recentemente a seguradora lançou seu novo Relatório de Sustentabilidade. “Sendo este o segundo Relatório de Sustentabilidade da nossa empresa, queremos também refletir as oportunidades que temos, como parte do mercado segurador brasileiro, de contribuir para os desafios apresentados pela Agenda 2030 através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; transcendendo o escopo dos negócios, favorecendo o desenvolvimento das comunidades locais e metas globais, como o fim da pobreza, a promoção da saúde e bem-estar, educação de qualidade, ação para o clima, cidades sustentáveis e outras questões fundamentais para a humanidade”, comentou Néstor Abatidaga, Presidente do Conselho de Administração da Sancor Seguros no Brasil.

Esta publicação responde a uma nova Comunicação para o Progresso (COP), sendo parte do apoio ao Pacto Global das Nações Unidas. Também apresenta as questões críticas e relevantes para a sustentabilidade na Sancor Seguros no que se refere aos temas considerados de maior importância para os negócios no país. O documento pode ser acessado no seguinte endereço:

https://digital.sancormais.com.br/relatorio-sustentabilidade-publico

Sobre a empresa

A Sancor Seguros nasceu no interior da Argentina em 1945 como uma cooperativa, e hoje está firmada como Grupo Sancor Seguros, o maior conglomerado segurador daquele país. Em 2013 chegou ao Brasil, e já está consolidada na região Sul, e classificada entre as 500 Maiores Empresas da Região. A companhia atua nos ramos de Automóveis, Pessoas, Patrimoniais Rurais, e Seguros para Viagem. No último ano teve destacado crescimento no ramo de seguros para Pessoas, alcançando 72% perante 11% da média do mercado brasileiro. A Sancor Seguros possui sua matriz no norte do Paraná, na cidade de Maringá, e a partir do interior vem trabalhando na abertura de novas frentes de mercado, fechando o ano de 2018 com um crescimento de 23% no seu faturamento.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS