Brasil, 11 de Dezembro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

III Jornada de Direito Comercial aprova 11 novos enunciados sobre falência e recuperação de empresas

A III Jornada de Direito Comercial, realizada em Brasília nos dias 6 e 7 de junho, contou com a coordenação de alguns ministros do STJ e a participação de advogados, professores, juízes, promotores, procuradores e demais especialistas em Direito Comercial, que discutiram e aprovaram diversos enunciados para a melhor aplicação da legislação em vigor. Da comissão de “Crise da Empresa: Falência e Recuperação”, foram aprovados 11 enunciados no Plenário das Jornadas, dentre eles, o enunciado 99, que trata da aplicação da parte final do art. 49, § 3º, da Lei n. 11.101/2005, definindo que é do devedor o ônus da prova da essencialidade do bem. Esse enunciado foi apresentado pelo advogado Leonardo Adriano Ribeiro Dias, do ASBZ Advogados.

Segundo Leonardo Dias, “o objetivo do Enunciado 99 é impedir que devedores em recuperação judicial abusem da proteção legal dada aos bens de capital essenciais, que não podem ser retirados durante o período conferido pela lei para negociação do o plano de recuperação. Porém, muitos devedores alegam genérica e indiscriminadamente que determinado bem é essencial, quando muitas vezes a empresa sobreviveria sem ele. Se o bem é essencial, compete ao devedor efetivamente provar sua alegação.”

As Jornadas de Direito Comercial buscam delinear posições interpretativas sobre as normas vigentes, adequando-as às inovações legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais, a partir do debate entre especialistas, com a produção de enunciados a serem publicados e divulgados sob a responsabilidade do Centro de Estudos Judiciários e supervisão da Coordenação Científica.

Confira os enunciados aprovados na III Jornada de Direito Comercial: https://www.cjf.jus.br/cjf/noticias/2019/06-junho/iii-jornada-de-direito-comercial-e-encerrada-no-cjf-com-aprovacao-de-enunciados/copy_of_EnunciadosaprovadosIIIJDCREVISADOS004.pdf


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS