Brasil,

Dados obscuros ultrapassam 50%, criando ponto cego de segurança para a maioria das empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafaela Mello
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Pesquisa da Veritas revelou que mais da metade dos dados das companhias não são classificados, mesmo com o aumento das regulamentações rigorosas de proteção

Empresas do mundo inteiro continuam guardando dados obscuros em suas organizações, criando um pote de ouro para os cibercriminosos, segundo pesquisa da Veritas Technologies, líder mundial em proteção de dados corporativos de armazenamento definido por software. O estudo Value of Data, que ouviu 1500 profissionais em 15 países, revela que, em média, 52% de todos os dados dentro das organizações permanecem não classificados, indicando a pouca ou nenhuma visibilidade sobre grandes volumes de arquivos potencialmente críticos aos negócios, tornando os participantes um alvo em potencial para hackers. Cenário similar foi visto no Brasil, com 47% das informações não tagueadas.

A classificação de dados permite que as organizações digitalizem e identifiquem rapidamente as informações para garantir que informações confidenciais ou arriscadas sejam adequadamente gerenciadas e protegidas, independentemente de onde estão. Essa ampla visibilidade de informação ajuda as empresas a cumprirem as regulamentações de proteção cada vez maiores e restritivas, que exigem que políticas de retenção discretas sejam implementadas e aplicadas em toda a propriedade de dados de uma organização.

A nuvem pública e os ambientes móveis representam os elos mais fracos na segurança de dados, com a maioria destes se apresentando em ambientes com maior probabilidade de não serem classificados e estarem potencialmente desprotegidos. Apenas 5% das empresas afirmam ter classificado todos os seus dados na nuvem pública, enquanto apenas 6% fizeram isso nos que estão em dispositivos móveis. Mais da metade (61%) dos ouvidos admite ter catalogaram menos da metade de seus dados públicos na nuvem, enquanto quase dois terços (67%) classificaram menos da metade das informações armazenadas em dispositivos móveis.

"À medida que a forma de se trabalhar se torna mais móvel e, os dados, mais dispersos, as empresas têm uma grande tarefa em garantir visibilidade e controle sobre suas informações. Se os dados não forem efetivamente classificados e tagueados, é mais provável que eles se tornem obscuros e representem um sério risco de segurança para seus clientes", afirma Gustavo Leite, country manager da Veritas Brasil.

Este cenário já tinha sido visto em outra pesquisa da empresa, a Truth in Cloud, que revelou que a maioria (69%) das organizações globais acredita, erroneamente, que a proteção e a privacidade de dados são de responsabilidade de seus provedores de serviços em nuvem, embora os contratos destes provedores colocar, na maioria das vezes, a responsabilidade de gerenciamento nas próprias empresas. "As organizações devem assumir a responsabilidade por seus dados ou elas podem ter que enfrentar significativas repercussões em sua reputação e market share", completa Leite.

A idade das trevas dos dados

As organizações consideram que o fortalecimento da segurança de dados (64%), a melhoria da visibilidade e do controle das informações (39%) e a garantia de conformidade regulatória (32%) estão entre os principais fatores a serem considerados na rotina de gerenciamento de dados. A maioria dos entrevistados admite que sua organização ainda precisa fazer melhorias em todas essas áreas.

"Na economia digital de hoje, não é uma questão de saber se uma empresa será alvo de criminosos cibernéticos, mas sim uma questão de quando, e o conjunto de dados obscuros de uma empresa serve como um alvo fácil e atraente para os ataques. Quanto mais as organizações souberem sobre suas informações, melhor avaliarão o valor ou o risco dessas delas", acrescenta Leite. "Uma companhia média detém bilhões de arquivos, então classificá-los e tagueá-los manualmente é quase impossível. Com a ajuda de ferramentas de gerenciamento de dados que incluem algoritmos, machine learning, políticas e processos, as empresas podem efetivamente mantê-los seguros, além de obter insights valiosos a partir deles, independentemente de onde estejam em suas organizações".

Metodologia

Um total de 1.500 tomadores de decisão de TI e gerentes de dados foram entrevistados em outubro e novembro nos EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Canadá, México, Brasil, Austrália, Nova Zelândia, Singapura, China, Japão e República da Coreia.

Sobre a Vanson Bourne

A Vanson Bourne é especialista independente em pesquisa de mercado para o setor de tecnologia. Sua reputação de análise baseada em pesquisa é robusta e confiável, e fundamenta-se em rigorosos princípios de pesquisa e em nossa capacidade de buscar as opiniões de tomadores de decisões seniores em todas as funções técnicas e de negócios, em todos os setores de negócios e nos principais mercados. Para mais informações visite www.vansonbourne.com.

Sobre a Veritas

A Veritas Technologies é líder global em gerenciamento de dados corporativos. Mais de cinquenta mil empresas – incluindo 90% das empresas da Fortune 500 – confiam na companhia para abstrair a complexidade de TI e simplificar o gerenciamento de dados. Nossa plataforma Enterprise Data Services automatiza a proteção e orquestra a recuperação de dados em todos os lugares, garante a disponibilidade 24x7 das aplicações críticas de negócios e fornece às empresas os insights necessários para cumprir as regulamentações de dados em evolução. Com uma reputação de confiabilidade em escala e um modelo de implementação para atender a qualquer necessidade, a Veritas suporta mais de 500 fontes de dados e mais de 150 tipos de storage, incluindo 50 nuvens. Saiba mais em www.veritas.com. Siga-nos no Twitter em @veritastechllc.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar