Brasil,

LGPD: o que será exigido pela nova lei?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A Lei de Proteção de Dados garantirá segurança e autonomia dos usuários perante suas informações

O mundo está conectado. O relatório divulgado em 2018 pela Digital in mostrou que, dos 7,6 bilhões de seres humanos existentes, 4 bilhões utiliza a internet. Destes, 3,2 bilhões está nas redes sociais. A partir dos dados, é possível constatar que mais da metade do mundo faz parte do universo online.

Isso quer dizer que, mais da metade do mundo compartilha suas informações em cadastro e durante o uso de aplicativos e sites. Os rastros que são deixados virtualmente são utilizados para diversas finalidades. Um exemplo é o famoso aplicativo Waze, que traça rotas com menor congestionamento a partir de informações vindas de aplicativos de terceiros. Outro exemplo comum é a sugestão de músicas enviadas pelo Spotify, que são construídas a partir das escolhas anteriores dos usuários.

"Embora a maioria dos dados seja utilizada para benfeitoria do usuário, existem também pessoas maliciosas que acabam tendo acesso aos mesmos", diz Dario Caraponale, sócio-fundador da Strong Security, empresa especializada em segurança virtual. O especialista ainda ressalta que, por conta do uso indevido, existem providências vindas do governo para evitar transtornos: a LGPD.

Lei de Proteção de Dados

A LGPD, que será implementada em 2020, tem como principal função proteger os dados de usuários. A lei cria regras sobre os processos de coleta, armazenamento e compartilhamento de informações.

A lei será aplicada em qualquer empresa que tenha negócios no Brasil, assentindo o consentimento dos usuários na coleta de dados pessoais, permitindo ainda que o usuário retifique, cancele ou até mesmo solicite a exclusão dos dados.

Como funcionará

Após a implementação, as organizações devem contar com um Comitê de Segurança da Informação, que será responsável por acompanhar todos os procedimentos internos. Além disso, cada empresa deverá conter em seu quadro profissional um especialista para proteção dos dados, garantindo que todos os quesitos da lei serão cumpridos.

O não cumprimento das obrigações pelas empresas pode resultar em advertências, multas e até mesmo proibição total ou parcial de atividades relacionadas ao tratamento de dados. As multas podem ter valores variados: de 2% do faturamento do ano anterior até R$ 50 milhões, contando com penalidades diárias.

Proteção de dados desde já

Para garantir que todos os dados de uma empresa e seus usuários estejam protegidos, é preciso contar com uma equipe de especialistas.

A equipe da Strong Security Brasil é composta por profissionais especializados em diversas soluções de segurança, incluindo expertise em ações que preveem ataques virtuais. Além disso, também promovem consultoria e treinamentos para redução de risco de ataques. Saiba mais: www.strongsecurity.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar