Brasil,

O que é economia criativa? Veja 5 exemplos que já estão em sua vida

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A indústria criativa cresce exponencialmente em receita e alcance, gera muitos empregos e valoriza a capacidade inovadora humana: entenda como ela já faz parte do seu cotidiano

Uma das grandes belezas da economia criativa é justamente resgatar a importância do capital humano dentro da economia”, afirma Ana Carla Fonseca

É improvável que você passe um dia sequer sem ser impactado pela economia criativa. Certamente, a caminho do trabalho ou da escola, seu celular está ligado e você ouve música enquanto dirige ou joga um game dentro do ônibus. Mais do que isso: se seu fim de semana está preenchido com uma sessão de cinema com pipoca ou com um curso de educação a distância para dar um brilho no currículo, lá está a economia criativa.

"O conceito compreende produtos e serviços cujo valor agregado vem da criatividade. Em outras palavras, são produtos e serviços que se baseiam na criatividade para gerar inovação, valor agregado e diferencial", define Ana Carla Fonseca, coordenadora do Programa de Educação Continuada da Fundação Getulio Vargas (FGV) em Economia Criativa.

Desde as primeiras máquinas a vapor da Revolução Industrial, no fim do século 18, o desenvolvimento econômico teve como motor a automação e a divisão do trabalho. Maquinários eficientes capitanearam as grandes indústrias dos últimos 200 anos, como é o caso das indústrias petroquímica, automobilística, da construção civil, da informática, entre outras. A atividade humana, em linhas gerais, estava restrita a duas funções: administrar e projetar sistemas produtivos ou repetir e reproduzir à exaustão funções mecanizadas.

As últimas décadas, contudo, promoveram duas novas revoluções concomitantemente: a cultural e a digital. No campo da cultura, setores relativos à ciência e à tecnologia ou à arte e ao entretenimento geram cada vez mais receitas, recebem mais investimentos, geram mais empregos e proporcionam lazer a mais cidadãos. E a indústria digital funciona como sustentáculo material deste fenômeno.

A ascensão da cultura como uma indústria robusta reflete uma transformação na relação do indivíduo com o trabalho: a criatividade, e não mais a mera capacidade de reprodução, é o grande ativo de um trabalhador. "Uma das grandes belezas da economia criativa é justamente resgatar a importância do capital humano dentro da economia", afirma Ana Carla Fonseca.

QUE SETORES COMPÕEM A ECONOMIA CRIATIVA?

Data de 1998 o documento que serviu de base para as primeiras definições de economia criativa - que até hoje são debatidas entre especialistas de mercado e acadêmicos, e constantemente alteradas. A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad), por exemplo, fala em 11 setores. Já a publicação Creative Industries - Mapping Document, produzida pelo governo britânico, foi a primeira a definir os setores: estabeleceu 13 segmentos criativos que podem ser divididos em quatro grandes áreas. Confira, abaixo.

Mídia

- Editorial (livros, revistas e conteúdos digitais)

- Audiovisual (conteúdo em vídeo, programação televisiva e transmissões em geral)

Consumo

- Arquitetura (edificações, paisagismo e desenho de ambientes, planejamento de espaços)

- Design (produtos e conteúdos gráficos e multimídia)

- Moda (desenho de roupas)

- Publicidade (criação de peças, marketing, pesquisa de mercados e organização de eventos)

Cultura

- Artes e Patrimônio (museologia, produção cultura e patrimônios históricos)

- Música (gravação, edição, criação e interpretação musical)

- Artes cênicas (atuação, produção e direção de espetáculos)

- Expressões culturais (artesanato, folclore, gastronomia e festivais)

Tecnologia

- Pesquisa e Desenvolvimento (investigações acadêmicas)

- Biotecnologia (bioengenheria e pesquisas laboratoriais)

- Tecnologia da informação (softwares, desenvolvimento de sistemas e robótica)

Contudo, não basta que a atividade esteja ligada a estes setores para que necessariamente esteja no âmbito da economia criativa. Embora não haja uma definição formal da relação entre dedicação a funções criativas versus funções mecânicas ou burocráticas, uma atividade é considerada parte desta indústria quando há caráter de inovação, pioneirismo e geração de valor para um produto ou serviço.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar