Brasil,

CEO Insights 28: inovação é imprescindível à sobrevivência de qualquer empresa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Oscar Fujiwara
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Encontro em Campinas reuniu altos executivos brasileiros, que discutiram formas de inovar no mundo corporativo

Defender a inovação e começar a aplicá-la de fato dentro de uma empresa são ações completamente distintas. Para progredir da primeira para a segunda, é necessário aliar a inquietação à vontade de desbravar novos cenários, sempre trabalhando para que os resultados possam ser recompensadores durante e ao final dessa jornada.

Dentro dessa temática, o CEO Insights 28 debateu startups e spin-offs como mecanismos de inovação, desenvolvimento e transformação organizacional para empresas, além de apontar seus riscos, desafios e oportunidades. O evento foi promovido pela IBE Conveniada FGV de Campinas no dia 13 de junho e reuniu altos executivos brasileiros, que puderam assistir a palestras, compartilhar conhecimento e realizar um intenso networking.

A abertura do encontro foi feita por Heliomar Quaresma, presidente da IBE Conveniada FGV, que relembrou as dificuldades de se empreender no Brasil, por questões políticas e burocráticas, e a importância de uma articulação entre os empresários para que tenham mais protagonismo e influência no próprio país, saindo da posição de espectadores.

Diretor executivo da Neo Ventures, Buno França Pádua foi o primeiro palestrante do dia, com a apresentação Inovação de alto impacto para empresas tradicionais. Ele reforçou a importância de as empresas saberem identificar e reagir às constantes transformações – culturais, econômicas e sociais – que ocorrem local e globalmente, e utilizarem isso a seu favor para inovar. Mostrando cases de grandes marcas que não souberam acompanhar essas mudanças, como Kodak, Blockbuster e Yahoo!, deixou claro como a falta de visão e a acomodação podem ser decisivas na vida de um negócio.

Com ampla experiência na aceleração e tração de startups, ainda mostrou as principais diferenças entre as mesmas e empresas convencionais, relembrando que os dois modelos não são obrigatoriamente concorrentes, e que podem atuar em parceria. Em relação à inovação, Pádua ressaltou também que, para colocá-la em prática, é essencial uma postura inquieta.

“Comece a experimentar - planeje menos e aja mais. Se for para errar, erre barato e cedo, e a partir daí melhore o seu planejamento. A questão da atitude é muito importante, de aprender com os acertos e erros dos outros. Realizar um bom benchmarking também é essencial. Acho que as pessoas no Brasil estão entendendo cada vez mais a importância da inovação e que estamos em um caminho promissor”.

A segunda palestra foi apresentada por Alexandre Gallotti, gestor de inovação na VLI, que compartilhou com os presentes a jornada de incorporação da inovação, com a participação ativa e direta de startups, à rotina de uma empresa convencional.

O profissional mostrou como a VLI, que oferece soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais, está aproveitando tecnologias e ideias inovadoras para trazer eficiência às suas operações, com programas que incentivam o desenvolvimento das mesmas e criam novas oportunidades de negócio para a empresa.

“Trazemos startups para dentro da companhia, estimulando a criação de um ambiente verdadeiramente inovador. A inovação é como um canivete, precisa ser polivalente. Cada situação tem um tipo de solução - não há como aplicar a mesma fórmula em contextos e problemas distintos”, afirma Gallotti.

As próximas edições do CEO Insights acontecerão em 19 de setembro e 28 de novembro de 2019, na IBE Conveniada FGV de Campinas.

O que é o CEO Insights

Criado em 2013 por ex-alunos do programa CEO FGV, é uma ação que reúne CEOs e altos executivos, cujo propósito é estimular o debate de interesses comuns entre os tomadores de decisão das principais empresas e organizações no Brasil. Com um intenso networking e troca de experiências, os encontros promovidos pelo grupo trazem temáticas em evidência no universo corporativo, pensadas para contribuir com a evolução do seu ecossistema.

Sobre a IBE Conveniada FGV

A Fundação Getulio Vargas, fundada em 1944, é reconhecida como a melhor escola do Brasil para preparação de executivos. A IBE Conveniada FGV começou sua trajetória em 1996, e hoje é a mais completa rede de escolas de negócios FGV do interior paulista. Já formou mais de 35 mil executivos no Brasil e no exterior, e diferencia-se pelos programas Top da FGV, com unidades nas cidades de Americana, Campinas, Jundiaí e Piracicaba.

Conheça os cursos oferecidos pela IBE Conveniada FGV: http://www.ibe.edu.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar