Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Busca por Mestrado Profissional cresce 270% no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Número de cursos ofertados também aumentou, passando de 243 para 739 em oito anos

Você já ouviu falar de Mestrado Profissional? Pois saiba que essa modalidade só cresce no Brasil. Criado há quase duas décadas e regulamentado em 2009, esse tipo de curso tem atraído cada vez mais profissionais, apresentando um crescimento de 270% na procura nos últimos oito anos. Segundo dados da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), no ano de sua regulamentação, havia 10.135 alunos matriculados em um Mestrado Profissional no Brasil. Em 2017, último dado disponível, esse número passou para 37.568 estudantes. No mesmo período, a oferta de cursos também cresceu, passando de 243 para 739, um aumento de 204%.

Para o diretor da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UP) da Universidade Positivo, Roberto Di Benedetto, a possibilidade de realizar pesquisa estratégica de elevada relevância social, científica e tecnológica vinculada à profissão do mestrando é um dos motivos que explica o aumento na procura por esse tipo de Pós-Graduação. "O profissional que realiza um mestrado ou doutorado profissional não apenas avança em sua formação, mas também transforma a instituição na qual trabalha, porque seu objeto de pesquisa é sua atividade profissional", ressalta Benedetto.

A Universidade Positivo oferta atualmente cinco programas de Mestrado Profissional, incluindo um novo curso na área de Direito, além de um Doutorado Profissional em Biotecnologia Industrial, também lançado em 2019. "O Mestrado Profissional em Direito é o primeiro da modalidade no Paraná e tem como propósito qualificar profissionais de diferentes áreas especializadas em questões que respondam às necessidades jurídicas de adequação e de mudança de seu ambiente profissional", acrescenta o diretor.

O curso

O Mestrado Profissional é uma Pós-Graduação stricto sensu, porém, em vez de fazer pesquisa básica, o foco é o estudo de técnicas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Ainda assim, o curso tem o mesmo rigor acadêmico e científico do Mestrado convencional e também confere a possibilidade dos egressos cursarem o Doutorado, seja ele Profissional ou Acadêmico.

A possibilidade, aliás, foi um dos motivos que levou a cirurgiã-dentista Carlla Alberton, mestranda em Odontologia Clínica com ênfase em Endodontia, ao optar pelo Mestrado Profissional. "Acredito que essa seja uma boa opção para quem tem a intenção de desenvolver trabalhos técnico-científicos. Ele te aproxima do mercado de trabalho, com a experiência adquirida durante os anos de estudo, desempenhando uma alta qualificação profissional, além de conhecimento e capacitação em pesquisa e docência", explica.

Quem procura?

De acordo com Benedetto, a conclusão do Mestrado Profissional é parecida com a do Mestrado Acadêmico, bem como a admissão nos mesmos, que varia conforme a instituição de ensino. O que muda é o perfil do estudante, que na modalidade profissional, geralmente, tem elevada formação (já passou por outras especializações e MBAs), quer empreender, ou atuar em áreas estratégicas de empresas e órgão públicos e, para isso, busca uma sólida formação para tomar as principais decisões na empresa ou instituição na qual trabalha.

"O Mestrado Profissional me proporcionou a oportunidade de empreender, pois me motivei a colocar em prática o projeto de dissertação na área de Biotecnologia Agroindustrial e, atualmente, sou sócio fundador de uma empresa na área", diz o engenheiro químico Luís Fernando Zoschke, que está terminando o Mestrado Profissional em Biotecnologia Industrial.

Ranking

Para quem já está no mercado de trabalho, as vantagens do Mestrado Profissional são inegáveis, visto que, nessa modalidade, conciliar emprego e estudo é mais fácil do que no Mestrado Acadêmico. Porém, assim como em outras modalidades de Pós-Graduação, pesquisar a instituição de ensino na qual se pretende estudar é essencial, visto que, em 2017, somente 49 programas em todo o Brasil receberam a nota máxima da Capes que, periodicamente, avalia as instituições. Entre eles, estão os cursos de Biotecnologia Industrial, Gestão Ambiental e Odontologia Clínica da Universidade Positivo.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo concentra, na Educação Superior, a experiência educacional de mais de quatro décadas do Grupo Positivo. A instituição teve origem em 1988 com as Faculdades Positivo, que, dez anos depois, foram transformadas no Centro Universitário Positivo (UnicenP). Em 2008, foi autorizada pelo Ministério da Educação a ser transformada em Universidade. Atualmente, oferece mais de 50 cursos de Graduação presenciais, quatro cursos de Doutorado, sete cursos de Mestrado, mais de 190 programas de Especialização e MBA, sete cursos de idiomas e dezenas de programas de Extensão. A Universidade Positivo conta com sete unidades em Curitiba, uma unidade em Londrina (PR), uma unidade em Joinville (SC), além de polos de Educação a Distância (EAD) em mais de 50 cidades espalhadas pelo Brasil. Em 2018, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar