Brasil,

Health Tech brasileira de Big Data ajuda empresas a reduzirem custos com planos de saúde

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Alessandra Flach
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

HealthBit: como o BI pode reduzir custos de empresas com planos de saúde

Health Tech brasileira de Big Data utiliza tecnologia e inteligência artificial na melhoria de uso do plano de saúde e prevenção de casos graves em grandes empresas

Em um momento em que os custos com planos de saúde representam, na maioria das empresas, a segunda maior despesa com pessoal, perdendo apenas para a folha de pagamento, é preciso repensar o modelo de saúde organizacional como um todo. Os reajustes nos planos de saúde equivalem, hoje, de duas a três vezes o índice do IPCA, segundo pesquisa feita no ano passado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e a Aliança para a saúde populacional (Asap). Os departamentos de RH das empresas têm buscado, na tecnologia, soluções para diminuir esses custos e encontram, na HealthBit, uma importante aliada.

Sediada em Campinas, São Paulo, a empresa é uma Health Tech 100% brasileira que trabalha com soluções para a saúde com um diferencial: a utilização da tecnologia para melhorar a gestão de saúde como um todo. Focada na análise de dados e tecnologias aplicadas à inteligência em saúde nas corporações, a HealthBit realiza um diagnóstico inovador do setor e tem conseguido ajudar grandes empresas a evitar complicações sérias de saúde entre seus funcionários.

“Aumentamos a eficiência do sistema de saúde ao trazermos ao mercado soluções financeiramente viáveis; identificando (em massa) grupos de atenção elegíveis a programas de promoção à saúde e levantando possíveis erros de cobrança no plano médico”, explica Murilo Wadt, cofundador e CEO da HealthBit.

Com tecnologia própria, a empresa oferece um serviço completo que atende a todas as necessidades de um gestor de saúde: análises personalizadas, acompanhamento de casos, comunicação e execução de programas de saúde, checagem de conta e mais. A análise do banco de sinistros das empresas e de mapeamentos de saúde dos funcionários e seus familiares permite à HealthBit monitorar e avaliar a saúde de toda a população da empresa, visualizando cenários de melhorias, identificando grupos específicos e sugerindo programas de saúde, acompanhando os casos crônicos e graves, e detectando possíveis erros e desvios de cobrança.

Um dos clientes da health tech, com mais de 40 mil vidas dentro da cobertura do plano de saúde, gastava mais de R$ 11 milhões com partos e UTI Neonatal. A inteligência de dados da HealthBit mostrou que os maiores gastos estavam nos casos das gestantes com menos de quatro consultas de pré-natal. A análise apontou, ainda, que uma redução de 3% nas internações cobriria a isenção de coparticipação e a criação de um programa de saúde. “Criamos um sistema de fichas clínicas de acompanhamento com alertas para as operadoras e as gestantes ativas no programa passaram a ganhar isenção de coparticipação. A adesão foi de 89% de uma massa de mais de mil gestantes ao ano”, comemora Wadt.

Como resultado da decisão embasada em dados e métodos, os custos com as internações caíram para R$ 3 milhões, após um ano de atuação. Fundada em 2015, a proposta de trabalho da HealthBit tem atraído gigantes multinacionais com interesse na promoção à saúde e redução de custos assistenciais. McDonalds, Ambev, Votorantim e Nestlé são algumas das corporações que já comemoram resultados positivos.

“Em um primeiro momento, nosso objetivo é aumentar a eficiência do sistema de saúde, para que mais pessoas sejam bem atendidas e tenham seus casos prevenidos ou resolvidos. A redução de custos é consequência desse trabalho bem feito”, afirma Wadt.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar