Brasil,

Compliance na saúde garante acesso a sistema eficiente

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andressa Cristina da Rosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 20% a 40% dos gastos em saúde vem do desperdício

O termo compliance significa estar de acordo e agir segundo regras e diretrizes internas e externas de cada negócio. Na saúde, tem como função de garantir aos cidadãos o acesso a um sistema justo e eficiente.

A coordenadora do curso de Gestão Hospitalar da Unicesumar, Vanessa Gasparia, explica que apesar de se tratar de práticas que envolvem o relacionamento dos fornecedores com o governo, pode-se dizer que o setor da saúde vem se aprimorando em balizar os negócios em leis, regulamentos e ética. “A confiança da sociedade no setor da saúde atingiu patamares negativos. Ou seja, para se reestabelecer essa confiança é necessário promover mudanças radicais, ações eficientes”, detalha.

Confira cinco característica que te ajudam a entender como funciona o compliance na saúde:

1-Economia

O compliance traz reflexos econômicos significativos, já que de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 20% a 40% dos gastos em saúde vem do desperdício, da ineficiência, como gastos com tratamentos desnecessários ou investimentos em equipamentos ou produtos errados.

2-Transparência

O compliance na saúde tem como principais pontos de atenção algumas questões como controle de estoque e farmácia, valor das compras e fornecedores, controle no volume e valor, solicitação de procedimentos desnecessários e outras situações colaboram em colocar o Brasil na 75ª posição no ranking mundial de corrupção.

3- Mudança cultural

Ocompliance, ao exigir uma postura de integridade seus colaboradores e também seus prestadores de serviço, promove a mudança da cultural da organização, e o resultado é a credibilidade percebida pelos pacientes.

4-Investimento

No Brasil, o setor público hospitalar apresenta cifras exageradas em termos de investimento em infraestrutura, contratações, compras entre outros. E a saúde responde por 9.3% do PIB do Brasil (470 bilhões). Deste total, 48,2% é investimento é público.

5-Tecnologia

Compliance na saúde é uma discussão relativamente nova e que precisa evoluir, é fato que as novas tecnologias que estão surgindo na área, que são soluções tecnológicas e que têm mudado a forma de comportamento de pacientes, de procedimentos médicos, da relação médico-paciente, também precisam incorporar a Cultura do Compliance.

Dê olho no mercado

Diante da necessidade do profissional capacitado para planejar e aplicar o compliance na área da saúde, há X anos a Unicesumar oferece, na modalidade Educação a Distância (EAD), o curso de Tecnologia em Gestão Hospitalar, avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação (MEC).

O objetivo é capacitar o profissional para atuar em instituições públicas e privadas voltadas ao bem-estar do ser humano. “O gerenciamento é o foco principal desse profissional que atua no planejamento de infraestrutura, logística, custos, finanças, acreditação hospitalar, impactos ambientais das atividades de saúde, entre outras atribuições. Ele é preparado para atuar na promoção da saúde pública, em gestão de contratos, serviços e terceirização”, conclui Vanessa. ,


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar