Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Especialista em RH revela perfis de destaque para qualquer empresa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Denadai
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Comportamentos podem ser desenvolvidos por qualquer profissional para aperfeiçoar seu rendimento e performance

O perfil de uma pessoa está ligado diretamente ao seu comportamento, algo específico de cada profissional. Não existem perfis pré-definidos para cada pessoa, também não existem perfis bons ou ruins, o que existe são perfis mais adequados para cada tipo de atividade e para cada tipo de cultura organizacional. Para o especialista em RH e CEO do Vagas Online, Cezar Antonio Tegon, quando se fala em perfil ideal ou perfil importante para as empresas, cria-se uma falsa imagem que a combinação de um grupo de perfis é o ideal para todas as funções e para todas as empresas.

“O comportamento explica a diferença entre as pessoas que executam as mesmas atividades profissionais, com maior ou menor dificuldade, com mais ou menos sucesso. É evidente que vários comportamentos podem ser tratados, trabalhados, treinados e mesmo que não sejam naturais da pessoa, podem ser melhorados, mas os que são parte da aptidão de um profissional sempre serão executados com mais facilidade, motivação e resultados”, explica.

Pode-se afirmar que não existem comportamentos genéricos, existem comportamentos mais importantes para cada função e naturais de cada pessoa. “É importante destacar que uma única pessoa não tem todos os perfis esperados, mesmo os profissionais que possuem alto desempenho”, ressalta.

De acordo com Tegon, saiba o que as empresas valorizam, independente do perfil:

- Vontade:“Sangue nos olhos” para executar suas atividades.

- Flexibilidade:Capacidade de se adequar rapidamente a novas tendências, novas solicitações, novos cenários.

- Intuição:Capacidade de enxergar e resolver problemas antes que eles aconteçam.

- Trabalhar com gente:gostar e trabalhar com gente, faz diferença e as empresas buscam profissionais com essa habilidade.

- Competitividade:o profissional tem que ser competitivo, bater metas, superar seus resultados constantemente.

Já os perfis de destaque são:

Solucionador de problemas complexos

É uma exigência cada vez mais comum em toda as profissões e atividades e para todos os níveis hierárquicos, desde as operacionais, produção, até atividades executivas.

Crítico positivo

É uma habilidade requerida para grande parte das atividades, um profissional que tem a capacidade de avaliar, criticar e modificar uma situação é muito importante nas organizações.

Criativo

Ser criativo exige, muitas vezes, passar por cima de algumas regras. Dessa forma nem sempre isso pode ser bom, por exemplo: para um designer ser criativo é um diferencial importante, pois ele fará algo novo, já para um operador de crédito, pode ser desastroso, passando por cima de regras ele criará um grande problema para a empresa.

Gestor de Pessoas | Líder

Este comportamento é pré-requisito para gestores de equipe e de projetos, sem ela o profissional poderá ser um excelente técnico em sua ativada, mas jamais será efetivamente um grande gestor. Requisito básico: Gostar de gente.

Estrategista

Pensador, que age com cautela e avalia impactos, técnicas, táticas. Diferencial para funções de liderança e área de atendimento a clientes e pessoas.

Tomador de decisões

É uma exigência da maioria das empresas para todas as áreas. Além da habilidade direta, exige experiência, intuição, é uma boa dose de coragem.

Servidor | Provedor

Exigido em funções específicas ligadas diretamente a área de serviços, dentro ou fora da empresa.

Negociador

Negociar é fundamental para profissionais da área comercial, já para alguém da linha de produção, que segue regras para realizar sua função e extrair o produto final, negociar pode ser muito complicado.

Flexível

Vivemos hoje mudanças tecnológicas, processuais, regras etc e os profissionais que se adaptam com mais velocidade, são os com mais chances de dar resultados e crescer profissionalmente.

Sobre Cezar Antonio Tegon: Graduado em Ciências Sociais, Administração de Empresas e Direito. É Fundador e CEO da Elancers, multinacional brasileira no segmento de sistema de gestão de recrutamento e seleção, Fundador e CEO do Vagas Online e Sócio Diretor da Consultants Group by Tegon. Com experiência de 30 anos na área de RH, é pioneiro no Brasil em construção e implementação de soluções informatizadas para RH, como o VagasOnline.com.br, um dos maiores sites de emprego do País. Palestrante em vários congressos e universidades sobre temas relacionados à Gestão de Pessoas, Perfil Comportamental e Tecnologia da Informação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar