Brasil,

Herbert Steinberg debate em Lisboa os desafios da sucessão nas empresas familiares

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Silva
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Chairman da MESA Corporate Governance é o único palestrante brasileiro no programa Nova Corporate Governance – A Liderança de Boards

Evento da Nova School of Business and Economics, uma das instituições da Universidade Nova de Lisboa, reunirá palestras entre os dias 29 e 31 de maio

Especialista em sucessão em famílias empresárias e governança corporativa Herbert Steinberg, chairman do Conselho de Administração e fundador da MESA Corporate Governance, será palestrante na Nova Corporate Governance – A Liderança de Boards. O evento integra o programa de palestras da Nova School of Business and Economics, uma das instituições de ensino da Universidade Nova de Lisboa (Portugal) que se realizará nesta semana. Steinberg levará para discussão a importância do planejamento do processo de sucessão nas empresas familiares durante palestra no dia 30 de maio, às 15h.

A viagem de Herbert Steinberg a Portugal reforça a atuação da MESA Corporate Governance em projetos internacionais após a consultoria haver anunciado no início deste ano mudanças em seu processo interno. Steinberg, fundador da MESA, consultoria especializada sucessão de empresas familiares, governança corporativa, estruturação de conselhos de administração e contratação de conselheiros, transferiu o comando dos negócios ao sócio-diretor Luiz Marcatti, que passou a ocupar o cargo de CEO. Até o fim deste ano, Steinberg ampliará a participação da MESA no mercado internacional, com palestras já programadas em Tóquio, no Japão, e em Cartagena, na Colômbia.

No programa Nova Corporate Governance – A Liderança de Boards, Steinberg apresentará aos participantes conceitos básicos de como traçar caminhos que podem orientar o processo de sucessão nas empresas familiares. Um dos aspectos fundamentais, especialmente para pequenas e médias empresas, passa pela criação do conselho consultivo. A regra vale também para grandes corporações, que terão um espaço permanente para debate das questões do processo de transição. “Planejar as mudanças na estrutura da empresa familiar, independentemente do porte, é um dos primeiros passos para garantir o desenvolvimento e a continuidade do negócio”, garante o Chairman da MESA Corporate Governance.

Estudos indicam que famílias empresárias comandam a economia global. Estimativas apontam que 25% das empresas formadas por membros de uma mesma família têm sucesso na segunda geração. No entanto, de cada 100 organizações desse modelo apenas 15% chegam à terceira geração e menos de 10% sobreviverão até a quarta.

Práticas de gestão adequadas também serão apresentadas na palestra comandada por Steinberg para demonstrar a importância da implementação das boas práticas de governança corporativa para garantir o crescimento sustentável de organizações de controle familiar, permitindo melhor processo de tomada de decisão. De tal modo, contribuindo para alcançar melhores resultados operacionais, a governança corporativa eleva o valor da empresa e possibilita à corporação acesso a fontes de capital mais atuais.

Serviço
Programa Nova Corporate Governance – A Liderança de Boards
Data: 29 a 31 de maio
Local: Nova School of Business and Economics, campus Carcavelos

Sobre Herbert Steinberg

Com 21 anos de experiência como executivo para grandes corporações e 17 anos como empresário e consultor, Steinberg é fundador da MESA Corporate Governance. Liderou processos de reposicionamento estratégico e alinhamento de gestão no Conselho de empresas como Banco Santander, Citibank e McDonald’s. Como consultor, conduziu diversos processos de reestruturação, como o turnaround do Banco Crefisul, a privatização do Banespa e a posterior fusão com o Santander, a compra do controle do Bradesco na CPM pelo Deutsche Bank, além de outros importantes projetos envolvendo alinhamento cultural e processos de downsizing. Tornou-se Sparring para ocupantes de posições do C-level, coach e counselor de CEOs e Conselheiros. Preside o Comitê Estratégico de Governança Corporativa da Câmara Americana em São Paulo e a Care Brasil. É membro atuante do Family Business Network (FBN), do International Corporate Governance Network (ICGN) e do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Administrador de empresas com pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), possui certificação pelo Independent Board Member do Directors’ Consortium das Universidades de Chicago, Stanford e Wharton. Ministrou cursos de MBA e palestras em congressos e seminários no Brasil e no exterior. Articulista e autor de livros como “A Dimensão Humana da Governança Corporativa”, “Governança Corporativa – Conselhos que perpetuam empresas” e “A Família Empresária”. Também contribuiu com capítulos em seis edições de “Estudos Especiais sobre as Empresas Familiares”, além de outras obras.

Sobre a MESA

Primeira consultoria brasileira a se dedicar com prioridade à dimensão humana da governança corporativa, que envolve os relacionamentos entre Conselho de Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Conselho de Família e o principal executivo de uma empresa. A empresa é constituída por uma equipe de consultores especialistas e experientes que atendem às necessidades nos diferentes momentos de modernização de empresas de origem familiar ou multissocietárias, quer sejam de capital fechado ou com ações listadas em bolsas de valores. Também é filiada às seguintes entidades e instituições: AMCHAM Brasil, IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, ICGN – International Corporate Governance Network, FBN – Family Business Network e NACD – National Association of Corporate Directors.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar