eSocial: Saiba como informar dados do FGTS à CEF
A GRFGTS será obrigatória a partir de agosto. Para orientar as empresas, a ADP oferece webinar gratuito
Com as mudanças geradas pelo eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), se altera também para as empresas o modo de informar os dados do FGTS à Caixa Econômica Federal.
A nova obrigação acessória que substitui a GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) quanto ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para emissão de guias mensais e rescisórias se chama GRFGTS.
“Trata-se de um sistema que vai ser alimentado com as informações enviadas ao eSocial, mas com processamento apartado. Isso quer dizer que a GRFGTS somente processará os eventos (como dados da empresa, do trabalhador, etc.) após o recebimento do recibo do eSocial pelo empregador, o que significa que o Sistema acatou os dados encaminhados”, conta Beatriz Neves, especialista em Compliance e Produtos da ADP.
Cronograma
Os testes no ambiente restrito do GRFGTS começaram em maio de 2018, porém é a partir de agosto de 2019 que a utilização será obrigatória.
Primeiro, para as empresas listadas no primeiro grupo do eSocial, e que faturaram mais de R$ 78 milhões no ano-calendário 2016.
A Guia poderá ser obtida no site da Conectividade Social da Caixa Econômica Federal.
O que muda, de fato, para as empresas?
“A data limite para encerramento do eSocial e recolhimento do FGTS é o dia 7 de cada mês. Com a GRFGTS, será preciso realizar o encerramento do eSocial antecipadamente, para poder conferir, gerar e pagar a guia de FGTS até o dia 7”, diz Eliene Cotrim, gerente de Operações da ADP.
Além disso, fique atento às rescisões complementares - aquelas que são pagas em um período muito próximo à data de desligamento -, pois elas podem sofrer desatualização quanto aos saldos rescisórios, devido ao tempo de processamento da Caixa.
Já para as rescisões indiretas - aquelas determinadas pelo juiz - a guia do FGTS será gerada automaticamente.
Vantagens
O maior benefício trazido pelo novo modelo de recolhimento do FGTS, na opinião das duas especialistas da ADP, é a emissão de guias de forma simplificada em um sistema atualizado, intuitivo e aderente à legislação.
Também haverá automatização para processos que hoje são feitos manualmente.
Informação nunca é demais
Para as empresas se prepararem para a GRFGTS a tempo e, com isso, minimizarem erros na comunicação de eventos ao governo federal, requeridos pelo eSocial, a ADP disponibiliza webinar gratuito sobre a nova obrigação.
O conteúdo é tratado por Beatriz Neves, especialista em Compliance e Produtos na ADP, e Eliene Cotrim (Nina), gerente de Operações da companhia.
Acesse agora mesmo e se informe: https://youtu.be/T6UsGOtwOIE.
Sobre a ADP (NASDAQ-ADP)
A companhia oferece produtos de ponta, serviços de alta qualidade e experiências excepcionais para que as pessoas alcancem o máximo potencial no trabalho. Os serviços e produtos da empresa para RH, Talento, Benefícios, Folha de Pagamento e Compliance são baseados em dados, mas desenhados para pessoas. Saiba mais em: https://www.adp.com.br.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário