Brasil,

Maio Amarelo: Levantamento aponta aumento de quase 20% em traumas causados por veículos alternativos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Seguradora Líder
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

No momento em que o movimento Maio Amarelo busca chamar a atenção da sociedade para o elevado número de mortos e feridos no trânsito brasileiro, surge no cenário um novo e preocupante indicador: os acidentes provocados pelos chamados veículos alternativos, como patins, skates, bicicletas e, mais recentemente, patinetes elétricos. Rápidos e acessíveis, os patinetes, em particular, tomaram as ruas nas grandes cidades trazendo conveniências e, ao mesmo tempo, inspirando cuidados: o volume de acidentes registrados já acendeu o sinal de alerta na maioria dos municípios que adotaram a novidade

Um levantamento do Centro de Trauma do Hospital Samaritano Higienópolis, em São Paulo, por exemplo, aponta um aumento de 19,6% em internações relacionadas a acidentes com veículos alternativos no primeiro trimestre de 2019, em comparação ao mesmo período de 2018. Já os atropelamentos, tiveram uma redução de 7,2%, caindo de 10,3%, em 2018, para 3,1%, em 2019. Os registros do Samaritano apontam, ainda, que 76,67% dos acidentados são homens e apenas 23,33% mulheres. A faixa etária mais comumente envolvida nesse tipo de acidente é a de 19 e 40 anos. “Os novos veículos chegaram para ajudar a mobilidade das pessoas e isso faz parte da realidade de uma cidade cosmopolita como São Paulo”, afirma João Paulo Ripardo, médico e Coordenador do Centro de Trauma do hospital.

O número de acidentes com veículos alternativos no primeiro trimestre de 2019 superou o de acidentes de carro, inclusive se comparado ao mesmo período do ano passado. Os acidentes envolvendo motos, responsáveis por 23,5% das internações por trauma no período analisado de 2018, continuaram ocorrendo na mesma proporção em 2019. “Recebemos diversos pacientes, vítimas de acidentes de trânsito com todos os tipos de veículo. Sabemos que, com ações de prevenção e educação efetivas, muitos casos poderiam ser evitados”, alerta José Cruvinel, cirurgião do trauma.

Um artigo publicado recentemente no JAMA (Journal of the American Medical Association) descreveu o uso crescente dos patinetes elétricos na mobilidade urbana norte-americana e apontou os traumatismos cranianos (40%) e as fraturas (32%) como as lesões graves mais frequentes nos acidentes dessa modalidade. Dos 249 pacientes estudados, apenas 4% relataram o uso de capacete.

O tema tem despertado a atenção de diversos agentes da sociedade. Como noticiado na 81ª edição da newsletter Líder Informa, o deputado estadual Alencar da Silveira Júnior (PDT/MG) apresentou um projeto de lei para regulamentar o uso e a disponibilidade de patinetes elétricos no estado de Minas Gerais. Entre outras medidas, ele defende a criação de um seguro nos moldes do DPVAT.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar