Brasil,

Qual é a maior barreira dentro do mercado tecnológico?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Levantamento da IDG aponta que terceiro obstáculo para a transformação digital vem com a integração de sistemas críticos legados

No mercado de tecnologia, soluções, ferramentas e novas empresas surgem na mesma velocidade que a transformação digital avança e muda o mundo do trabalho. Segundo pesquisa lançada em fevereiro pelo IDC, o mercado de TI neste ano deve crescer 10,5% só no Brasil. E 6,8% deste crescimento é atribuído a softwares e serviços. No entanto, embora os números sejam animadores, enfrentar a concorrência é parte do negócio e o maior competidor nem sempre está no mesmo ramo de atividade, mas sim dentro de cada cliente.

Uma das maiores barreiras para a evolução tecnológica é a cultura organizacional. Especialistas no assunto costumam explicar o conceito como como a argamassa que sustenta os tijolos e blocos para o crescimento da empresa. Ela exerce uma função de unir os blocos harmonicamente, a ponto de proteger a estrutura de possíveis deformações. No entanto, essa argamassa precisa ser retocada e muitas vezes refeita para continuar a ser o suporte da estrutura.

A exemplo da argamassa, a cultura corporativa é o suporte da empresa e determina sua estabilidade futura. O escritor e professor Peter Drucker costumava dizer que “A cultura devora a estratégia no café da manhã”. Ou seja, sem cultura corporativa madura não há evolução ou tecnologia que avance, por mais adequada que seja. A cultura define como uma empresa trabalha, o modo como ela resolve os problemas e direciona as vantagens competitivas do negócio.

Um dos maiores inimigos da jornada de crescimento é o “good enough”, que reflete a cultura do imediatismo. Aquilo que for bom o suficiente tem um funcionamento paliativo. Ou seja, soluções parciais que atendem a apenas uma parte do ambiente são tidas como suficientes, mas a médio ou longo prazo precisam ser revistas e acabam saindo mais dispendiosas do que se fossem bem dimensionadas pela primeira vez. Muitas vezes este comportamento também está fortemente associado à escolha baseada no preço.

Existem alguns bons recursos online e gratuitos para compartilhamento de arquivos. Mas com funções limitadas. Um serviço pago, desenhado para atender às necessidades das companhias, vai além. Pode trazer criar camadas de segurança e fornecer controle sob o que o destinatário pode ou não fazer com o documento, o que evita fraudes e garante rastreamento.

Outra dificuldade cultural é a abordagem para a segurança das informações, pois em nome da proteção ao ambiente, é comum que se opte por soluções poucos flexíveis. Neste cenário, limita-se o trabalho dos funcionários. Mesmo existindo diversas soluções no mercado que forneçam alta segurança e ao mesmo tempo flexibilidade para os usuários, a resistência por parte dos gestores com as novidades ainda é grande, principalmente em relação a ferramentas baseadas em cloud.

Do ponto de vista da TI, os processos podem ser complexos. Segundo a pesquisa “State of Digital Business Transformation” conduzida pela IDG, o terceiro maior obstáculo na jornada da transformação digital é série de dificuldades que vêm com a integração de sistemas críticos legados. Assim, se os processos não forem concluídos com êxito, o prejuízo pode afetar a maioria das organizações. Mesmo com diversas ofertas, a resistência para a atualização dos equipamentos e a migração dos legados vêm da dificuldade de mudar o modus operandi.

O mercado da tecnologia está em ebulição, mas a cultura organizacional que não foca na inovação é um banho de água fria no setor. E mesmo que os números sejam animadores, essa cultura precisa estar alinhada com os objetivos para refletir novos posicionamentos. Não existem culturas boas ou ruins, mas sim as fortes e as fracas, e são essas últimas minam a competitividade. Por isso, enquanto os clientes ainda tiverem dificuldades para sair da zona de conforto para aderir ao novo e mais eficiente, o competidor vai continuar firme dentro de casa.

Luis Banhara é diretor geral da Citrix Brasil


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar