Brasil, 20 de Junho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

ANSP discute impactos da educação financeira e de seguros

ANSP discute impactos da educação financeira e de seguros

Participando da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), a ANSP reuniu, no dia 22, especialistas e profissionais do setor segurador para discutir os impactos da educação financeira e de seguros nas mais diversas esferas da sociedade. O evento, que aconteceu no auditório do Sindseg-SP, foi coordenado pela Cátedra de Seguros Inclusivos da Academia. "Precisamos transmitir a necessidade das pessoas se planejarem e investirem com mais responsabilidade e o seguro é uma solução de acumulação e parte do processo de educação financeira", acredita João Marcelo, presidente da ANSP.

O primeiro painel, coordenado pelo diretor da ANSP, Rogério Vergara, e com a participação dos palestrantes Sérgio Rangel, Coordenador da Cátedra de Previdência Fechada da ANSP, e Paulo Ribas, empresário, expôs o impacto da educação financeira e dos seguros nos jovens. "Nós falamos sobre como esse segmento da sociedade, hoje, pode ser acessado de forma a transmitirmos a perspectiva de poupar para o futuro e consumir mais conscientemente", explica Rogério Vergara.

O impacto da educação financeira em relação aos consumidores pelo olhar da agência e superintendências que regulam o setor foi o assunto do segundo painel, coordenado por Ivy Cassa, advogada e presidente do GNT de Previdência Complementar da AIDA, e integrado por Leandro Fonseca, diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS), e Goldete Priszkulnik, executiva Médica em Gestão em Saúde Suplementar. "Refletimos sobre a possível criação de uma super agência que envolveria Previc e SUSEP. Também discutimos sobre o papel do Estado regulador, que eventualmente possa ter falhado em outras operações e se, com a criação dessa agência, esses erros poderiam ser evitados", pontua Ivy Cassa.

Sandra Blanco, consultora de Investimentos, e Valéria Scarance, promotora da Justiça e mestre em Direito, foram as palestrantes do terceiro painel, que discorreu sobre o impacto da educação financeira e de seguros nas mulheres e como mitigar a dependência em relação aos pais ou companheiros. "Esse universo de mulheres investidoras ainda pode expandir muito. Se elas não forem dependentes financeiramente, continuarão à mercê de seu par masculino", destaca Glória Faria, advogada e presidente do GNT de Novas Tecnologias da AIDA e coordenadora da mesa.

Coordenado por Ana Rita Petraroli, diretora da ANSP e Coordenadora da Cátedra de Seguros Inclusivos, o quarto painel recebeu Luciano Benetti Timm, Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, e José Renato Nalini, Ex-Secretário de Estado da Educação e Ex-Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo e Acadêmico da ANSP, que apresentaram o impacto da educação financeira nos consumidores em geral. "O seguro permite que tudo o que o cidadão juntou não seja perdido, mas reposto, e traz uma segurança ao poupador. Educá-lo significa torná-lo responsável, solidário, participativo, crítico e ciente do seu papel", acredita Ana Rita Petraroli.

Já o quinto painel, mediado por Magali Zeller, coordenadora da Cátedra de Ciência Atuarial da ANSP, e ministrado por Eugênio Velasques, Diretor Executivo na Bradesco e Acadêmico da ANSP, e Laís Bergstein, advogada Doutora em Direito do Consumidor e Concorrencial, colocou em debate o impacto da educação financeira e de seguros nos idosos. "A longevidade trouxe um mercado que os mais velhos não conheciam. Eles precisam entender como podem conduzir melhor os seus recursos para manter o mesmo padrão de vida, além de conhecer os produtos de seguros que são ofertados", salienta Magali Zeller.

No último painel, estiveram presentes Bento Zanzini, o Acadêmico da ANSP e economista, Adevaldo Calegari, ex-mentor do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo, e Aneti Caetano, Diretora Comercial Bancassurance e Negócios Públicos na . "A nova MP da liberdade econômica e a legislação das empresas de crédito simples como instrumentos de crescimento do seguro inclusivo" foi o tema discutido pelos participantes. "Essa medida provisória é uma das mais importantes porque elimina todos os trâmites burocráticos que afetavam a constituição das pequenas, médias e microempresas", ressalta Zanzini.

A abertura ficou a cargo de João Marcelo dos Santos, presidente da ANSP, Mauro César Batista, presidente do Sindseg SP e do Conselho Superior da ANSP, e Ana Rita Petraroli, Diretora da ANSP, coordenadora da Cátedra de Seguros Inclusivos e do evento.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

RECEBA O RESUMO DE NOTÍCIAS DE SEGUROS DO SEGS, É GRÁTIS..::

NewsLetter Segs: Mais de 140 mil já recebem...Profissional atualizado anda na frente da concorrência !