Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como a tecnologia pode ajudar o setor de consórcios a manter o crescimento

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Marcelo Roberto Schneider (*)

O setor de consórcios tem apresentado um desempenho positivo apesar do cenário de desaceleração econômica visto no Brasil, mas os dados podem ser ainda melhores quando a tecnologia é aplicada de forma eficiente em sua base de informações.

Dados da ABAC1 (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio) mostram que, apenas no mês de janeiro, as vendas de novas cotas do Sistema de Consórcios subiram 4,9% - o que é algo favorável, ainda mais no primeiro mês do ano, quando despesas como IPTU e IPVA acabam comprometendo parte importante do orçamento familiar. No mesmo período de análise, o número de participantes atingiu 191 mil contra 182 mil no mesmo mês do ano passado. Os correspondentes créditos comercializados avançaram 11,2%, saltando de R$ 7,014 bilhões (janeiro/2018) para R$ 7,801 bilhões (janeiro/2019).

O levantamento da ABAC ainda destaca que as vendas de novas cotas no primeiro mês do ano atingiram o segundo melhor volume quando comparado com os de anos anteriores, a partir de 2015. Ao mesmo tempo, os indicadores setoriais e globais das vendas de novas cotas no mês de janeiro registraram melhora nas adesões de consorciados, tanto para aquisição de bens imóveis ou móveis duráveis como para contratação de serviços.

Diante do aumento da demanda por consórcios, as soluções tecnológicas se fazem necessárias para preencher as necessidades dos clientes, uma vez que pronto atendimento e facilidade nas negociações são características importantes para o sucesso de uma administradora de consórcios. O atual cenário de transformação digital, em que os clientes podem acessar os canais de contato com as empresas de qualquer lugar via celular, é outro ponto de desafio para as administradoras de consórcio. Ter o serviço em versão mobile para realização de consultas, tirar dúvidas ou mesmo efetuar novas compras pode ser mais efetivo para a administradora do que viabilizar negócios apenas nos escritórios físicos.

A Circular 3785/2016 do Banco Central também exige mais transparência na realização dos negócios pelas administradoras de consórcios. Entre os pontos que precisam de acompanhamento pelas empresas, encontra-se a necessidade de elaboração de um relatório que comprove sua viabilidade econômico-financeira antes que seja realizada a assembleia para composição do grupo de consórcio. As empresas devem estar atentas à compatibilidade entre o valor da taxa de administração e as despesas imediatas de vendas de cotas.

Outro ponto que comprova a necessidade das administradoras de consórcios serem eficientes junto ao consorciado (por meio de soluções tecnológicas intuitivas) é a admissão de qualquer forma de manifestação por parte do consorciado sobre a sua desistência do grupo do consórcio, em processo similar ao procedimento de contratação da cota. Além de facilitar a saída do cliente, ela também viabiliza a readmissão do consorciado excluído não contemplado no respectivo grupo - a circular do BC estipula, entre outras regras, que a exclusão de eventuais multas rescisórias fica a critério da administradora.

O setor brasileiro de consórcios precisa integrar de maneira eficiente todos os processos operacionais capazes de garantir sua longevidade e crescimento, de forma a alinhar operação e estratégia, aproximando os clientes e as administradoras e ampliando o volume de vendas.

(1) Fonte: https://www.abac.org.br/sistema/noticiasTextuais/1_(201904225054)blog_pagconsorcio.pdf

* Marcelo Roberto Schneider é especialista de Negócios – P.O. da Sinqia Consórcios


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar