Brasil,

Licitação pública: uma grande oportunidade de negócio para empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O mercado de licitações ainda está restrito a uma pequena fatia das empresas brasileiras. Mas com o acesso a tecnologia e informação, mais e mais empresas estão tendo a chance de participar deste mercado bilionário de vendas públicas.

2018 o governo comprou R$ 88.428.756.441 entre produtos e serviços de empresas privadas através de licitações" Painel de Preços do Ministério do Planejamento

Segundo o Painel de Preços do Ministério do Planejamento, em 2018 o governo comprou R$ 88.428.756.441 entre produtos e serviços de empresas privadas através de licitações. E, segundo o Portal da Transparência, apenas 181.868 empresas atualmente vendem para o governo ativamente e reparte esse bolo de contratações públicas.

Muitas empresas não sabem que estão diante de uma grande oportunidade de negócio, quando o assunto é venda pública. Isso acontece por não entenderem como funciona esse mundo das licitações.

Segundo Carlos Ari Sundfeld, autor do livro Licitação e Contrato Administrativo (1994), licitação é o procedimento administrativo para escolha de fornecedor a ser contratado pela administração. Ou ainda ser beneficiado por ato administrativo singular, no qual são assegurados tanto o direito dos interessados à disputa, como a seleção do beneficiário mais adequado ao interesse público.

Assim, como procedimento que seleciona quem vai ser contratado pela Administração Pública, a licitação seleciona não somente os fornecedores dos melhores preços. É também um método que seleciona os fornecedores mais e melhor qualificados para serem contratados por instituições públicas.

Licitação Pública pode ser uma grande oportunidade de negócios

Saber o que é licitação pública é o primeiro passo para que sua empresa caminhe rumo a oportunidades de negócio que podem ser consideravelmente vantajosas. Um dos importantes motivos é que a administração pública é regida por normas.

Desde a Constituição Federal, a inúmeras normas infraconstitucionais que determinam como uma licitação pública deve ser realizada. Antes ainda, é orientada por importantes princípios, de acordo com a Constituição Federal, no caput de seu artigo 37, que fundamentam as ações públicas. São eles: da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.

Por estes princípios, pode-se considerar que ser contratado por uma administração pública significa segurança de lisura e de pagamento justo pelo serviço ou produto oferecido. Assim, ser fornecedor de órgãos da administração pública, por meio de licitação, pode ser uma forma de ganhar dinheiro e aumentar a credibilidade e visibilidade da sua empresa.

Como fazer da licitação pública um grande negócio?

Não basta saber que é um bom negócio. Importante é saber como fazer isso. E isso começa por entender o que é uma licitação pública, para que se entenda como participar de um processo de compra pública.

A partir daí acompanha-se as publicações e aberturas de editais de licitação. Muitas empresas recorrem a uso de softwares especializados para facilitar este processo, como é o caso da plataforma da RCC Licitações.

E não basta encontrar oportunidades, é necessário traçar estratégias que permitam ter essas informações em primeira mão e superar os concorrentes. A escolha dos recursos adequados, ferramentas e estratégia pode aumentar, e muito, as chances de qualquer empresa de participar e vencer licitações públicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar