Brasil, 15 de Outubro de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Cinco mitos sobre economia de dinheiro para pequenas empresas

Por Osvaldo Meneghel, Diretor de Product Marketing and Management da Sage Brasil.

Muitas vezes, administrar uma pequena empresa pode ser financeiramente desafiador e, portanto, os empreendedores precisam manter seus custos baixos onde puderem. Como proprietário de uma pequena empresa, você precisará verificar regularmente suas despesas para garantir que não está gastando demais, o que também ajudará a avaliar onde você é capaz de fazer cortes para economizar dinheiro.

Abaixo, a Sage aponta 5 mitos de economia para as pequenas empresas:

Mito 1: Preciso aumentar minha receita antes de economizar

Poupar dinheiro todos os meses deve ser inegociável, independentemente das suas circunstâncias. Se você está esperando que seu volume de negócios aumente para começar a economizar, esse dia provavelmente nunca chegará. Sempre haverá outra desculpa - mesmo quando você estiver ganhando mais.

Considere economizar uma porcentagem de cada venda, mesmo que seja uma pequena quantia. Você pode aumentá-la no decorrer do tempo. Quanto mais cedo você começar a economizar, mais cedo começará a ganhar juros compostos, o que é basicamente ter o dinheiro trabalhando para você.

Economizar deve ser sua prioridade toda vez que receber. Pense nisso como investir em você e no seu negócio. Talvez seja necessário revisar seu orçamento inicialmente para que funcione, mas é sempre bom revisar regularmente suas finanças.

Mito 2: Eu preciso economizar para algo

Sim, pode haver um item de grande valor para o qual você deve economizar, como a aquisição de um veículo para entregas ou novos acessórios para a loja, mas você não precisa de um motivo para economizar. Na verdade, é muito importante economizar para o desconhecido e o inesperado.

O que você faria, por exemplo, se um incêndio destruísse seu escritório e você tivesse que pagar um excesso massivo de seguro? De onde você tiraria o dinheiro?

E se é o fim do mês e você ainda está esperando a grande corporação ou entidade governamental pagar pelos serviços que você entregou há três meses? Como você pagará sua equipe e seus fornecedores quando tiver problemas de fluxo de caixa?

Poupar dinheiro nunca é uma má ideia. Infelizmente, você só vai perceber isso quando enfrentar uma crise de liquidez e não tiver rede de segurança.

Mito 3: Os bancos são minhas únicas opções de poupança

Colocar seu dinheiro em uma conta poupança é conveniente porque você pode vê-lo e acessá-lo sempre que precisar. Mas ser capaz de acessar seu dinheiro com rapidez e facilidade aumenta a tentação de tomar decisões financeiras impulsivas (você realmente precisa dessa nova máquina de café só porque está na promoção?).

Outra desvantagem de economizar dinheiro no banco é que você limita sua rentabilidade. Colocar seu dinheiro em contas de investimento ou comprar ações, no entanto, produz maiores retornos, especialmente para economias de longo prazo. Além disso, como você não vê seu dinheiro, é menos provável que você gaste desnecessariamente: fora da vista e fora da mente.

Mito 4: posso começar a economizar depois

Pode não ser gratificante economizar dinheiro para uma emergência um dia. Mas quando esse dia chegar (e vai acontecer), você ficará feliz por ter feito isso. Você se poupará do estresse de acumular dívidas ou dificuldades para garantir um financiamento, o que pode ser especialmente difícil para pequenas empresas.

Encontrar desculpas para não economizar dinheiro é fácil: o fluxo de caixa está baixo; há despesas adicionais este mês; entre outros serviços. Comece definindo uma meta financeira - como economizar o equivalente a seis meses de receita - e dê pequenos passos em direção a ela.

Mito 5: Colocar dinheiro fora é a única maneira de economizar dinheiro

Reduzir os custos operacionais da sua empresa é uma maneira rápida de liberar dinheiro que você pode investir.

Aqui estão algumas ideias:

· Compartilhe espaço de escritório com outra pequena empresa ou adote um modelo de negócios virtual, que não precise de um escritório físico, economizando custos de aluguel e operacionais.

· Sustentável - reduza o uso de papel, mude para lâmpadas e aparelhos que economizam energia, seja inteligente com água, compre móveis reformados. Tudo pode ser reduzido.

· Execute seus negócios na nuvem. Você pode acessar praticamente todos os seus softwares de gerenciamento de negócios na nuvem, o que significa que não precisa investir em hardware caro e na infra-estrutura para mantê-lo. As soluções de gestão empresarial em nuvem também ajudam você a gerenciar seu inventário, de modo que o dinheiro não está vinculado a estoque excedente.

· Pagar faturas dentro do prazo para evitar taxas de juros e pagamentos atrasados. Aproveite possíveis descontos para pagamento antecipado.

· Reduza as reuniões para que sua equipe possa se concentrar em funções estratégicas. Realize reuniões importantes através de ferramentas gratuitas para essa finalidade, e economize tempo e dinheiro em deslocamentos/viagens.

· Terceirizar o trabalho, como design e redação, para freelancers, em vez de contratar um recurso em tempo integral. Contrate estagiários para fazer trabalhos administrativos, para que você possa dedicar mais tempo ao planejamento estratégico.

Ganhar dinheiro, economizando, é, sem dúvida, o maior desafio de gerir uma pequena empresa. Comece a fazer seu dinheiro trabalhar para você - não apenas hoje, mas daqui a cinco, 10 e 20 anos.

Sobre a Sage

A Sage (FTSE: SGE) é a líder global em tecnologia para ajudar empresas de todos os tamanhos na gestão de tudo o que precisam: de dinheiro a pessoas – sejam elas start-ups, scale-ups ou de grande porte.

Nós fazemos isso com o Sage Business Cloud – a primeira e única solução de gestão que contempla as áreas de Contabilidade, Gestão Financeira, Gestão de Empresas, Recursos Humanos, Folha de Pagamentos e Pagamentos.

Nossa missão é liberar os empreendedores do peso das tarefas administrativas para que eles possam passar mais tempo fazendo o que amam. É o que fazemos todos os dias para três milhões de clientes em 23 países, por meio de nossos 13 mil colegas e de uma rede de contadores e parceiros. Nosso compromisso é fazer negócios de forma responsável e retribuir para as comunidades onde atuamos por meio da Sage Foundation.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

NEWSLETTER SEGS