Brasil,

Seis razões para sua empresa buscar a constelação sistêmica organizacional

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Isabela Maximiano de Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Alessandra Canutto

A constelação sistêmica organizacional entrou no vocabulário corporativo, e vêm se consolidando como um alicerce na implementação de mudanças, tomada de decisão e resolução de conflitos nas organizações. Mas você sabe realmente o que é e como funciona? A especialista Allessandra Canuto traz seis esclarecimentos importantes sobre o assunto e suas possibilidades.

Constelações sistêmicas organizacionais e suas contribuições no ambiente coorporativo

A constelação sistêmica é uma metodologia de consultoria e suporte desenvolvida pelo filósofo e psicoterapeuta alemão Bert Hellinger em 1995, com base em sua experiência com sistemas familiares. Trata-se de uma ferramenta valiosa para investigar e buscar soluções para todo tipo de conflito relacionado ao universo corporativo e profissional.

Mas o que exatamente é um sistema? E uma constelação?

Numa empresa, um sistema representa tudo aquilo que se inter-relaciona (pessoas, departamentos e processos, por exemplo) e depende de integração e cooperação de todas as partes para funcionar devidamente. Já uma constelação desvenda todas as relações presentes nesse sistema com base em três princípios básicos: hierarquia, pertencimento e equilíbrio.

Os desafios do constelador e seus constelados

O cliente apresentará seus desafios ao constelador, o profissional responsável por conduzir o processo. A partir disso, escolherá pessoas de fora da empresa para representar seus colaboradores, departamentos, produtos ou serviços. Em um primeiro momento, o cliente escolherá um representante para cada elemento envolvido na situação "problema" e os posicionará nos lugares em que cada pessoa acredita que cada uma deve estar. Cada um dos "representantes" descreve como está se sentindo e onde gostaria de estar. Em seguida, os representantes começam a se mover para o lugar onde acham que realmente deveriam estar, para que o sistema na empresa funcione adequadamente e os objetivos esperados sejam atingidos. Caso o cliente prefira, a representação pode ser feita com bonecos ou objetos, sem o envolvimento de terceiros.

Resoluções de problemas organizacionais

A constelação sistêmica organizacional permite identificar e solucionar conflitos, e tem inúmeros potenciais de aplicação. Pode contribuir com o encaminhamento das mais diversas questões pertinentes ao ambiente empresarial, como a resolução de dificuldades financeiras, recrutamento e avaliação de profissionais e desenvolvimento de um sistema de gestão mais equilibrado e adequado ao perfil da companhia, dentre outras possibilidades.

Benefício para todos os portes de empresas

Empresas de pequeno, médio e grande porte podem realizar constelações sistêmicas organizacionais, sem restrição. A metodologia também vem sendo utilizada em empresas familiares, com sucesso.

Constelações sistêmicas organizacionais x constelações familiares

Família e empresa são sistemas muito distintos. Para citar apenas uma diferença, na empresa os colaboradores estabelecem uma relação de pertencimento temporária. Já na família faremos parte desde o nascimento, mesmo que haja conflitos e afastamento. Apesar dos nomes similares, constelações familiares e organizacionais são feitas com abordagens e metodologias distintas. A constelação organizacional é um trabalho que se aproxima da consultoria empresarial, diferentemente da constelação familiar, que tem uma abordagem mais próxima à terapia.

*Allessandra Canuto é especialista em gestão estratégica de conflitos, sócia da AlleaoLado, empresa focada em constelação organizacional, treinamentos, consultoria e coaching para empresas, e autora do livro "A culpa não é minha".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar