Brasil,

Profissionais na era da indústria 4.0 - 8 aspectos que devem ser considerados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elenita Andrade
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Celso Braga - Sócio-diretor do Grupo Bridge

Muito se fala da indústria 4.0. No Brasil ainda temos que caminhar por mais 5 a 10 anos para viver esta experiência. Ainda nos falta o básico, a internet 5G, por exemplo, e, sem ela, não é possível viver a automação plena das máquinas e conectá-las com controles centrais. No caminho já em curso, a automação das linhas e máquinas refletem o primeiro passo frente à Indústria 4.O. A boa notícia é que temos agora tempo para formar profissionais para atender a essa demanda futura.

8 aspectos do profissional da indústria 4.0:

- É capacitado em tecnologia;
- Tem mindset digital?
- Integra elementos digitais às atividades no cotidiano;
- É fluente em idiomas - no mínimo em inglês, língua que conecta boa parte do mundo digital;
- Tem gosto por aprender. Não se incomoda em lidar com coisas que não sabe, pois são estímulos para um novo salto de aprendizado;
- É flexível e menos convencional na hora de pensar em solução de desafios;
- Não liga para hierarquias. Segue quem sabe mais e, se ele mesmo souber mais, se assume como líder de um processo. Autonomia é sua motivação.
- Trabalha colaborativamente, já que pula de times em times para dar sua contribuição.

Lembremos que o Brasil está num rumo de envelhecimento da população e, logo, da mão de obra que trabalhará na indústria 4.0. Isso vai requerer que comecemos a formar as pessoas agora, para que quando estivermos lá - ou ali, já que cinco anos passam rapidamente - posamos ter a mão de obra no perfil da indústria 4.0. São necessárias 10 mil horas para que alguém se torne "expert" em uma habilidade. Quero dizer que precisamos de 2 mil horas por ano de preparação para ter os melhores profissionais. Isso equivale a dizer que precisamos estar em sistemas de aprendizado integrados, na vida pessoal, no trabalho, nas instituições de ensino etc. Pois, se quisermos chegar lá prontos de verdade não há outro caminho. Educar, educar, se educar.

Celso Braga - Sócio-diretor do Grupo Bridge, Psicólogo e Mestre em Educação, pós-graduado em Psicodrama Sócio Educacional pela ABPS, Professor supervisor pela FEBRAP. Acumula experiência de mais de 25 anos em desenvolvimento humano e projetos de conexões educacionais e inovação.

É autor dos livros ‘A Jornada Ôntica’ (2013), ‘O Hólon da Liderança’ (2015), ‘Inovação: diálogos sobre a prática’ (2016), ‘Inovação: diálogos sobre colaboração produtiva’ (2017), A Magia dos Sentimentos: 27 emoções para transformar sua vida e recentemente lançou os livros em versão digital Lifelong Learning - Aprender para a Vida e Empowerment, Uma liderança que inspira e coautor do livro ‘Educação para Excelência’ (2010).

Celso Braga é mentor do CEO EM CEM – www.ceoemcem.com.br, serviço e mentoria para auxiliar executivos na conquista de posições de alta liderança.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar