Brasil,

Reter talentos deve ser estratégia das empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sheila Diez
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Investir em boa gestão de pessoas é o caminho para manter os melhores funcionários

*Por Raquel Lima

Em um cenário de mercado cada dia mais competitivo, criar estratégias para reter talentos, ou seja, colaboradores de alta performance que estejam sincronizados com os valores e cultura da organização, é um dos grandes desafios das empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Diante disso, algumas condições são primordiais para que os talentos se engajem e se mantenham nas organizações, conforme detalho a seguir:

- Processo seletivo assertivo: um processo seletivo estruturado aumenta significativamente a chance de contratação de um talento. Além de avaliar as competências técnicas e comportamentais do candidato, se preocupa em selecionar perfis que apresentem expectativas que sejam compatíveis com a filosofia e cultura da empresa, garantindo assim um ambiente equilibrado;
- ​Acompanhamento do processo de integração/adaptação: já diz o ditado que a primeira impressão é a que fica. Assim sendo, as empresas precisam assegurar que seus novos colaboradores serão acolhidos e inseridos no contexto organizacional de maneira que se sintam seguros, ficando claro qual o lugar que ocuparão na organização, bem como o funcionamento das diretrizes, políticas e processos com os quais estarão envolvidos;
- Garantir processos claros e objetivos: os processos quando bem definidos garantem que as tarefas sejam realizadas de maneira eficiente, gerando eficácia nos resultados esperados pela organização e proporcionando a realização do profissional por atender as demandas e alcançar as metas;
- Canal de comunicação eficiente: manter o capital humano da organização na mesma “página” é fundamental para que a empresa se mantenha saudável, evitando que as informações sejam mal interpretadas e, consequentemente, conflitos e erros, que poderão implicar em prejuízos financeiros e incredulidade por parte dos colaboradores. A comunicação eficiente proporciona clareza e segurança aos colaboradores, mantendo sempre um clima favorável;
- Ambiente de trabalho saudável: uma equipe em sinergia é garantia de sucesso e, para que a cooperação e o engajamento sejam uma constante nas organizações, os gestores de áreas, bem como o RH, deverão estar atentos aos comportamentos de suas equipes durante a execução dos processos. Devem ainda primar, sempre que possível, por um ambiente que permita aos integrantes se sentirem pertencentes à empresa, podendo colaborar com sugestões e usar da criatividade para abrir caminhos e oportunidades futuras dentro da organização. Daí a importância do desenvolvimento de cultura de feedback constante.

Quando o profissional se sente à vontade e seguro em seu ambiente de trabalho, percebendo oportunidade de desenvolvimento, tende a se engajar e se fidelizar à organização, comportamento que proporciona à empresa capital intelectual que certamente colaborará para seu crescimento e desenvolvimento.

*Raquel Lima é administradora e psicóloga, com especializações em Psicologia Cognitiva e Comportamental e em Neuropsicologia. Na TOP PEOPLE é gestora geral e responsável pelo departamento de Recursos Humanos.

Perfil TOP PEOPLE

Com 20 anos de mercado na prestação de serviços para os segmentos da indústria e do varejo, a TOP PEOPLE conta com estrutura que engloba as unidades de negócio de Trade Marketing e de Recrutamento e Seleção. A partir dessas frentes, presta atendimento diferenciado, oferecendo aos clientes de todo o Brasil projetos e operações customizadas, de acordo com necessidades e interesses pontuais, com qualidade assegurada.

Entre promotores, repositores exclusivos, coordenadores e pessoal de apoio, conta com equipe de 700 colaboradores para atender diversificada carteira de clientes, que abrange segmentos como eletroportáteis, utilidades domésticas, alimentação, telefonia, entre outros. Está presente em 100% do território nacional.

TOP PEOPLE
F: (11) 3256.1352

www.toppeople.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar