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Previdência Privada deve crescer no Brasil

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Alexandre Melo, idealizador do Otto Alexandre Melo, idealizador do Otto

Avaliação é da curadora técnica do chatbot Otto, Carol Volcov; reservas de planos privados subiu 10% no 1º trimestre de 2019

O volume de reservas na Previdência Privada do país registrou um aumento de 10% no primeiro trimestre deste ano, em relação a igual período de 2018. Ainda nos três meses iniciais de 2019, as contribuições nessa modalidade de planos também subiram 3,5%, segundo a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi). Na avaliação de Carol Volcov, curadora técnica do chatbot Otto – inédito sistema de inteligência artificial especializado em Previdência Privada -, a expectativa é de que esse mercado cresça ainda mais em meio ao debate das reformas no setor propostas pelo governo federal.

Até março deste ano, as reservas dos planos privados chegaram a R$ 857,9 bilhões, informou a FenaPrevi. A entidade representa 67 seguradoras atuantes no Brasil. Até o mesmo mês de 2018, esse montante era de R$ 779,9 bilhões. A previsão é de que a tendência de alta continue ao longo de 2019.

“A Previdência Privada já tem crescido exponencialmente nos últimos anos e chama ainda mais a atenção quando se compara ao desempenho do PIB”, analisa a curadora técnica do Otto, que é especialista com grande experiência nesse mercado. Enquanto as reservas dos planos privados subiram 10%, o Produto Interno Bruto Brasileiro teve uma alta de 0,29% no primeiro trimestre, ante igual época do ano passado.

Carol destaca ainda que o segmento privado chegou a expandir muito mais antes do anúncio da Reforma da Previdência e alcançou um patamar de 28% de alta. No entanto, o ritmo de aumento perdeu fôlego mais recentemente. “Isso aconteceu justamente pela falta da capacidade do mercado de acumular reservas, em razão do aumento do desemprego e da inflação. Mas esse crescimento deve ser maior agora com as mudanças apresentadas pelo governo”, ressalta.

Contribuições aos planos privados

Já as contribuições aos planos privados somaram R$ 26,3 bilhões nesse trimestre. O valor representa o aumento de 3,5% de um ano para outro, aponta a Fenaprevi. Nos três primeiros meses de 2018, esse valor era de R$ 25,4 bilhões. Para Carol, essa alta já pode ser atrelada a uma procura maior por parte dos brasileiros em razão da Reforma da Previdência.

“A reflexão sobre a necessidade de ter um complemento de aposentadoria está em alta e despertou a sociedade para conhecer o produto e tomar uma atitude. A legislação foi bastante favorável ao produto nos últimos anos e tende a ser cada vez mais a partir de agora que o governo assume publicamente a intenção de fomentar o regime complementar por meio do regime de capitalização”, ressalta.

A curadora técnica do Otto salienta ainda que a Reforma da Previdência levou a um aumento significativo pela procura de informações referentes aos planos privados. Nas agências de investimento, esse incremento chegou a 30%, em média.

De acordo com a especialista, a Previdência Privada já é a melhor opção de investimento a longo prazo. No entanto, a falta de informações e o surgimento de dúvidas em relação a esses planos por parte dos consumidores têm dificultado uma expansão maior desse mercado. “Por falta de dados, a pessoa não toma nenhuma atitude a ponto de não escolher os planos privados.”

Ideia de desenvolver o Otto

Diante dessa falta de informações, um grupo de especialistas teve a ideia de desenvolver o Otto, um inédito sistema de inteligência artificial especializado em Previdência Privada, capaz de auxiliar o mercado financeiro e os consumidores no esclarecimento de todas as questões sobre o assunto. Para seu desenvolvimento, foram investidos cerca de R$ 700 mil.

Construído baseado em chatbot – programa com capacidade de aprender com a interação junto aos usuários -, o Otto conta com um sistema em nuvem que tem armazenado mais de 500 intenções de perguntas e respostas. Essa quantidade pode crescer a cada dia, conforme o surgimento de mais dúvidas sobre o tema. “A tecnologia aprende constantemente conforme seu uso, por meio do machine learning (aprendizado de máquina)”, explica o idealizador do serviço, Alexandre Melo.

O Otto pode auxiliar bancos, escritórios, corretoras e agentes autônomos de investimentos nas suas prospecções. Será um gerador de novos clientes, além de oferecer uma base de consulta de todas as dúvidas que surgem dos interessados. Por sua vez, essas instituições financeiras concederão acesso gratuito ao chatbot para seus potenciais e atuais consumidores.

Desenvolvido pela Via Cognitiva, o Otto foi construído com a tecnologia de inteligência artificial IBM Watson em nuvem, com as interações sendo realizadas em linguagem natural, disponível 24 horas e sete dias por semana. As atualizações e curadoria técnica das informações realizados por um especialista no assunto é o grande diferencial oferecido pelo sistema.

Adicionalmente, o Otto também será capaz de fazer cálculos de aposentadoria, comparar diferentes ativos financeiros e identificar o perfil de investidor do usuário. De fundamental importância para os escritórios e profissionais de investimento, o sistema inclui ainda a geração automática de “leads”, com mais de 500 palavras-chaves sobre Previdência Privada, através de campanhas de marketing digital no Google Ads.

Para disponibilizar o serviço às corretoras, escritórios e agentes autônomos, os organizadores farão a comercialização por meio de uma assinatura mensal, baseada em faixas de usuários. O nome Otto foi dado em homenagem a Otto von Bismarck, chanceler austríaco que criou o primeiro sistema de previdência público em 1880.


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