Brasil,

Especialistas explicam os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados no SIMPLO 2019

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luana Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Fabio Ferreira Kujawski Fabio Ferreira Kujawski Foto divulgação

Nesta manhã, os advogados Ana Candida Sammarco e Fabio Ferreira Kujawski, sócios do escritório Mattos Filho, participaram do Simpósio de Planos Odontológicos – SIMPLO, que é organizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo – SINOG, no Fórum Temático: LGPD – O impacto da Lei Geral de Proteção de Dados para as operadoras da Odontologia Suplementar.

O especialista fez uma introdução sobre o tema e explicou aos participantes que a Lei se aplica na coleta de dados pessoais de qualquer indivíduo localizado no Brasil. “O usuário passa a ser empoderado neste cenário, porque é ele quem decide o que a empresa pode ou não fazer com os dados dele”. Fabio mostra aos participantes, também, as dez bases legais na LGPD que possibilitam tratar dados. De acordo com a Ana Candida, “qualquer outra informação do usuário que seja extra e possa ser incluída, não pode ser usada”.

Os advogados apontam alguns dos conceitos importantes da regulação de dados anonimizados, pseudonimizados, pessoais e sensíveis, sendo que em relação a este, a Lei atua de maneira mais incisiva. “As empresas devem ter consentimento sobre o uso do dado do usuário, caso contrário, não poderão utilizá-lo”, explica.

Kujawski explica sobre as particularidades dos dados sensíveis. “Envolvem interesses legítimos, proteção do crédito, associação de cunho político, filosófico, religioso ou sindicatos”. Dentre os atributos que devem ser levados em consideração, de acordo com os especialistas, o consentimento é um deles. “Esse ponto merece bastante atenção, porque pode ser revogado a qualquer momento. Se o usuário não quer mais ter os dados na base da empresa, eles terão que ser excluídos”, complementa.

Após a apresentação dos advogados, o público participou de uma sessão de perguntas mediada por André Chidichimo de França, Superintendente Jurídico e Compliance do Grupo OdontoPrev. 

Confira a programação do SIMPLO no site http://sinog.com.br/simplo/programacao/   

Sobre o SIMPLO   

O SIMPLO é uma realização do SINOG e da Universidade Corporativa ABRAMGE (UCA), em parceria com a Associação Latino Americana de Serviços Privados de Saúde (Alami). Desde 2006, o evento apresenta ao público conteúdos e discussões que fazem parte da rotina das operadoras de planos odontológicos. Entre eles, novas tecnologias, processos e métodos para o aperfeiçoamento dos mecanismos de regulação do mercado, a aplicação de modelos de gestão diferenciados, tendências que indiquem a evolução do relacionamento entre operadoras, prestadores de serviços e consumidores, entre outras novidades e abordagens que formarão o novo cenário do segmento.    

Sobre o SINOG     

O Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo foi criado em 1996 com o objetivo de atuar como agente de crescimento e aprimoramento das empresas de assistência odontológica, colaborar no desenvolvimento técnico-científico da categoria, definir padrões mínimos de qualidade e de gestão, divulgar e ampliar o conceito de odontologia de grupo como agente facilitador do acesso à assistência de saúde bucal da população e promover a integração das empresas junto à classe odontológica. Atualmente, a entidade reúne empresas de odontologia de grupo em todo o país, responsáveis pelo atendimento de 24,2 milhões de beneficiários, através de uma estrutura de mais de 317 mil cirurgiões-dentistas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar