5 dicas para prolongar a vida útil do seu sofá

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nayara Dantas

Limpeza profissional é recomendada pelo menos uma vez ao ano

O sofá é um móvel quase indispensável nas residências e, muitas vezes, sua utilidade vai além do convencional. Muitas pessoas dormem, brincam com crianças e animais domésticos e até mesmo se alimentam acomodadas nele. Diante de diversas atividades, a importância da limpeza vai muito além da aparência. Além de manter a estética agradável, também garante a prevenção de doenças e prolonga a vida útil do móvel.

Diante disso, David Pereira, gerente do Porto Seguro Faz, traz cinco dicas para manter a higiene e a estética do sofá:

1. Aspire o sofá semanalmente

O aspirador é o maior aliado na limpeza diária do móvel. “Mantê-lo livre de pó e fuligem é importante para prevenir doenças. Além disso, cobrir o sofá com mantas impermeáveis ajuda na manutenção e pode prolongar a vida útil dele”, afirma.

2. Não utilize produtos de limpeza

Produtos como limpa carpete, detergente, amaciante, sabão em pó ou similares correm o risco de danificar o tecido ou sujá-lo ainda mais. “São produtos alcalinos, o que faz com que eles sejam potencialmente danosos a tecidos com pouca resistência”, comenta David. Além disso, o uso caseiro desses produtos não garante a total neutralização deles. “O pano úmido sobre o tecido não removerá todo o detergente, sendo assim, o resíduo dele ficará no sofá e tornará aquela superfície hidro atrativa, ou seja, qualquer gota que cair fará uma mancha”, alerta.

3. Não utilize vinagre

Muitas pessoas utilizam vinagre para tentar remover manchas do sofá, no entanto, o que muitas delas não sabem é que o produto ácido pode danificar o móvel ainda mais. “Uma vez aplicado sobre o tecido, ele poderá corroer fibras naturais, danificar tecidos acoplados a dublagens sintéticas (quando o tecido de um lado possui um material e no forro possui outro), amarelar quando exposto a luz, alvejar colorações escuras, remover estampas, etc”, explica David.

4. Seque com ventilador e panos secos

Se houver um acidente, é importante limpar o líquido que caiu com um pano macio e bem úmido. E, diferente do que a população costuma fazer, é recomendado molhar todo o assento ou peça onde houve o derramamento de líquido para não criar uma mancha d’água. “Ao molhar todo o braço do sofá, ao invés de apenas uma parte dele, por exemplo, a secagem ocorre de modo uniforme”, aconselha. Após, seque com ventilador e panos secos e, se isso não resolver, chame um profissional.

5. Faça a limpeza profissional uma vez ao ano

É recomendado a limpeza profissional destes móveis uma vez ao ano e, em alguns casos, a cada seis meses. “Estofados revestidos em tecido devem ser lavados a cada 12 meses, contudo, locais onde o uso é contínuo, o indicado é a cada seis meses”, esclarece. Já estofados revestido em couro e sintéticos similares, é preciso observar o local onde ficam. “Caso recebam luz direta, têm uma tendência maior de ter rachaduras devido à falta de hidratação. Neste caso, o correto é fazer a limpeza profissional no mínimo duas vezes por ano”, atenta.

Diante de acidentes que causem grandes danos ao móvel, também é recomendado o auxílio de um profissional. “Com isso, evitamos a proliferação de bactérias e desgaste do sofá devido à limpeza superficial”, conclui.

Porto Seguro Faz

O Porto Seguro Faz oferece serviços que podem ser contratados por qualquer pessoa, mesmo não sendo segurado Porto Seguro. Hoje a companhia executa o tratamento por extração em qualquer superfície de tecido sintético ou natural em sofás, colchões, cadeiras, poltronas e demais itens que podem ser avaliados para o tratamento. Além disso, também é possível realizar a higienização de superfícies de revestimentos sintéticos e naturais do tipo couro corino, corano e couro ecológico.

Para saber mais sobre este e outros serviços oferecidos pelo Porto Seguro Faz, acesse o site: www.portosegurofaz.com.br.

Sobre a Porto Seguro

A Porto Seguro é uma empresa brasileira com mais de 70 anos de mercado e está entre as maiores seguradoras do País, ocupando a primeira posição nos ramos de Seguro Auto e Residência. Atualmente, são quase 20 milhões de clientes, 13 mil funcionários, 16 mil prestadores e 35 mil corretores parceiros. A companhia tem ainda 103 sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. O Grupo Porto Seguro é formado por 27 empresas – entre elas Azul Seguros e Itaú Seguros de Auto e Residência - que atuam nos mais diversos ramos como seguros, produtos financeiros, serviços de emergência e conveniência, proteção e monitoramento, plano de saúde para Pets, entre outros. Em 2018, o lucro líquido da companhia foi de R$ 1,3 bilhão.