Declarou o IR pensando na restituição? Saiba como fazer essa grana render

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gisele Barata

Declarou o IR pensando na restituição? Saiba como fazer essa grana render

Quitar dívidas, fazer reservas de emergência e investir são opções para não ver esse dinheiro ir embora

O período de declaração do Imposto de Renda é uma loucura: é preciso separar todos os documentos, coletar os informes de rendimentos, tirar dúvidas. Para muita gente, o processo não é simples e causa confusão. Mas, passado esse momento, a única coisa que passa na cabeça é “quando cai a restituição?”.

Para se programar com calma e não torrar essa grana extra, a Easynvest, maior corretora independente do País, separou algumas dicas. Confira!

Quite suas dívidas

Se você tem dívidas, esse é o momento de quita-las. Aproveite esse dinheiro extra para negociar os valores e pagar à vista, caso seja viável. “A primeira recomendação de um planejamento financeiro sempre é quitar dívidas. A taxa de juros é bem acima do que qualquer investimento pode render. Caso não seja possível quitar, pelo menos amortize o valor”, explica Anderson Paiva, gerente da Easynvest.

Guarde para longo prazo

Se você não tem dívida e não tem um destino específico para esse dinheiro, faça uma reserva de longo prazo. Porém, ao invés de recorrer à clássica poupança, vale considerar investimentos tão seguros quanto, mas com liquidez diária. “O Tesouro Direto, que tem opções de aplicação a partir de R$30, é uma alternativa muito boa para essas reservas, principalmente na modalidade Selic. A liquidez diária desse tipo de investimento permite resgate a qualquer momento sem nenhum tipo de ônus”, ressalta Paiva.

Simulando R$1.000 de restituição aplicados em Tesouro Prefixado por 1 ano, ao final você terá rendimento líquido de R$50. Na poupança, esse crescimento seria de apenas R$45. Se você planejar a mais longo prazo ainda e deixar o dinheiro investido por 5 anos, o valor final líquido somará mais R$441, enquanto na poupança seria R$249 apenas.

Se você ficar animado ao investir a restituição e conseguir se planejar para investir mais R$100 por mês, seu porquinho engordará ainda mais. Na mesma simulação de R$1.000 investidos por 5 anos, acrescentando R$100 por mês, ao final do prazo você terá saldo de R$8.740, de um total de R$7.000 investidos. Enquanto nessa opção renderá R$1.740,00 líquido; na poupança seria apenas R$ 956,00.

Diversifique sua carteira

Se você já tem sua reserva de emergência, é hora de olhar para outras opções de investimentos para fazer essa grana render no seu bolso. Existem diversos ativos com aplicações mínimas a partir de R$100 e que trazem bons frutos, como Fundos de Investimento Imobiliários, ETFs, COEs, LCs, entre outros. Os fundos de investimentos, por exemplo, são muito usados para diversificação de carteira, uma vez que o fundo investe em diferentes ativos ao mesmo tempo e pode variar do mais conservador ao mais agressivo, além de contar com gestão profissional dos recursos.

*simulações realizadas no site da Easynvest com rentabilidade do Tesouro Prefixado de 8,05%

Sobre a Easynvest

Fundada em 1968, a Easynvest atualmente é a maior corretora independente do Brasil, com mais de R$ 80 milhões em receita, R$ 18 bilhões de ativos sob custódia e mais de 900.000 contas abertas. A corretora foi uma das primeiras a oferecer acesso online à bolsa no Brasil, em 1999, e a primeira a oferecer acesso por aplicativo mobile ao mercado de renda fixa, em 2016. Empresa que mais cresce no segmento, a Easynvest está à frente do desenvolvimento de tecnologia e inovações em serviços financeiros no País. Na plataforma 100% digital da Easynvest investidores individuais podem conhecer e analisar uma vasta gama de investimentos, incluindo títulos públicos, privados e fundos de investimento, além de comprar e vender ações, opções e futuros. A corretora também disponibiliza conteúdos de educação financeira em diversos canais digitais. Para mais informações, visite: easynvest.com.br