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O impacto da comunicação nos funcionários

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O processo comunicativo ineficaz entre o público interno das empresas, vem apresentando graves consequências, como perdas financeiras e más condutas

O avanço tecnológico permitiu o desenvolvimento de novos meios de comunicação. Todavia, o processo comunicativo ineficaz entre o público interno das empresas, vem apresentando graves consequências, tais como: perdas financeiras, falhas no gerenciamento de mudanças, más condutas, menor retorno dos acionistas, aumento na ocorrência de acidentes, etc.

A comunicação, como parte essencial das experiências humanas e dos projetos empresariais, ao invés de funcionar como forte aliada, está sendo na atualidade um dos maiores impedimentos para que empresas e pessoas aproveitem/compartilhem suas habilidades ao máximo, em prol de objetivos e metas. Um sistema ineficiente de comunicação pode causar frustração (sentimento de menosprezo); e ansiedade (diante do desconhecido), o que acarreta temores e incertezas entre os colaboradores, inclusive no que diz respeito à segurança de seus empregos. Segundo uma pesquisa de 2014 da About.com, as três principais razões por que as pessoas não gostam de seus empregos estão relacionadas à comunicação. De acordo com os pesquisados, a falta de sentido da gestão é o principal problema, seguido pela má comunicação global e as constantes mudanças não bem comunicadas.

Isso porque, uma comunicação bem estruturada e efetiva provoca impacto positivo no desempenho individual dos colaboradores.Comunicar-se com seu semelhante está na base de qualquer relacionamento humano. E mais: quanto maior for o entendimento entre as pessoas, melhor será o bem estar proporcionado, com consequente produtividade.

Diante dessa perspectiva, as organizações modernas, de grande ou pequeno porte, devem se orientar lembrando que sua maior força produtiva e de muito mais valia do que suas máquinas são os funcionários. A eles deve ser dada toda a atenção, para que convivam em harmonia, conheçam os objetivos pelos quais trabalham e produzam com adequada atuação em equipe.

Hoje, a importância estratégica da comunicação nos negócios tornou-se tão grande, que é muito difícil uma organização manter seus níveis de produtividade e lucratividade, sem que se institua internamente, melhores processos de informação e diálogo com os funcionários. A existência de boa comunicação na empresa motiva à adequada execução das tarefas e, ao mesmo tempo, elimina incertezas e ambiguidades, consolidando a confiança e a segurança.

Compartilho por aqui, cinco dicas de melhoria para impactos positivos na comunicação interna:

1. Encontre meios alternativos de compartilhamento (espaços internos para troca de opiniões, críticas, elogios e solicitações) e recicle os métodos oficiais, com aceite de sugestões viáveis e mais modernizadas;
2. Adote modelos de gestão mais eficazes colaborativas que visem aumento de propósito e acesso para o desenvolvimento das habilidades dos colaboradores;
3. Trabalhe a comunicação interpessoal, (por exemplo: promoção de palestras interativas);
4. Promova eventos internos nos quais a cultura organizacional seja trabalhada (por exemplo: reuniões comemorativas);
5. Incentive a responsabilidade social com distribuição de tarefas junto a premiações internas (reconhecimento).

E quanto a você; alguma dica?

Gutemberg Leite - Mestre em Ciências da Comunicação e Gestor de RH.

Mestre em Ciências da Comunicação, pós-graduado em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em "Novas Tecnologias da Comunicação" pela Universidade da Flórida, Estados Unidos. Pós-graduado em Administração com ênfase em Recursos Humanos pela FECAP e em Direito Empresarial pela EPD–Escola Paulista de Direito. Administrador de Empresas e Jornalista. Certificado em Coaching pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e em Mentoria Empresarial pela Valor Empresarial. Iniciou a carreira em Recursos Humanos em 1969, tendo atuado em empresas nacionais e multinacionais até 1982, em recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento organizacional. Em 1983, fundou o Grupo Meta RH, empresa especializada em serviços de recursos humanos. Coautor dos livros Ser+ inovador em RH, Gestão de pessoas e comunicação, da Editora Ser Mais e, com Fábio França, A comunicação como estratégia de Recursos Humanos, Editora Qualitymark, em sua segunda edição.

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