Modelo de remuneração da saúde precisa mudar para não inviabilizar planos, diz especialista em câncer
Envelhecimento da população, judicialização e remuneração fee for service colocam em risco a saúde financeira das operadoras de saúde. Tema será debatido no 10 Seminário UNIDAS
Os altos custos do tratamento oncológico, aliados ao envelhecimento da população, incorporação de novas tecnologias, judicialização e o atual sistema de remuneração (fee for service) podem inviabilizar os planos com carteira mais envelhecida, segundo a CEO da Oncohealth, Patricia Narciso, que será palestrante do 10º Seminário UNIDAS, que acontece nos dias 30 e 31 de abril, em Brasília.
O cenário já está bastante complexo. Algumas operadoras viram seus custos em oncologia triplicarem em apenas dois anos, colocando em risco o equilíbrio e a saúde financeira dos planos e, consequentemente, o tratamento dos pacientes. E um dos caminhos para amenizar esses efeitos, segundo Narciso, passa pelos programas de prevenção e diagnóstico rápido e precoce dos casos de câncer. “É fundamental que haja investimentos no atendimento primário à saúde que, historicamente, as autogestões sempre fizerem melhor que as operadoras de mercado. Agora, com o advento de novas terapias e a crescente sinistralidade da carteira pela idade, mais do que nunca, essa pode ser a chave para se manter saudável financeiramente”, explica.
O fato é que o câncer se tornou uma doença crônica, que nos próximos 10 anos tende a causar grande impacto nos custos assistenciais para as operadoras de saúde, sobretudo com a incorporação de novas tecnologias. É o caso da imuno-oncologia, que é considerada uma das maiores inovações no tratamento do câncer, porém com elevado custo.
A especialista, no entanto, faz um alerta. “A personalização do tratamento é um grande passo na oncologia e é natural que com o forte apelo social que o câncer tem, os pacientes e familiares criem grandes expectativas sobre o uso de novos medicamentos e procedimentos, no entanto, muitas vezes essa introdução é feita de forma precoce e sem a garantia de que haverá benefícios clínicos aos pacientes e, portanto, deve ser feita com cautela”, finaliza a CEO da Oncohealth.
Serviço
10º Seminário UNIDAS – Gestão das informações em saúde como estratégias para tomada de decisão
Palestra: É possível reduzir o custo da oncologia na saúde suplementar?
30 de abril, 10h às 10h30
Local: Windsor Plaza Hotel – Brasília-DF
Mais informações: http://10seminario.unidas.org.br/
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário