Brasil,

Plataforma de marketplace, negócio ou produto?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Ele deve oferecer um conjunto de ferramentas que incentivem a entrada de mais lojas qualificadas, aumentando a oferta para os compradores

Uma plataforma de marketplace é um ambiente de e-commerce, onde vendedores oferecem seus produtos garantindo credibilidade, tráfego de consumidores e governança. Deve oferecer um conjunto de ferramentas que incentivem a entrada de mais lojas qualificadas, aumentando a oferta para os compradores, promovendo qualidade do serviço, no crescimento e lucratividade da cadeia.

São muitos os fatores que levam um marketplace ao sucesso. Um estudo de caso exemplar é o círculo virtuoso de crescimento da Amazon: quanto mais produtos, mais oportunidade para o consumidor, mais tráfego para o site, mais sellers interessados, mais crescimento do ecossistema, mais escala e menos custo para os participantes, mais oportunidades em preço e mais promoções.

O ecossistema da empresa se distingue por serviços como o Amazon Prime, que oferece até entrega grátis no mesmo dia, entre outros diferenciais. No setor de streaming e serviços digitais, projetos como a Amazon Studios, de produção de conteúdo próprio, ou a Amazon Prime Instant Video, o Amazon Prime Music ou o Amazon Prime Photos, vêm se sobressaindo. Esse alto nível de serviço e a complexidade e diversidade do ecossistema impactam até na percepção do mercado sobre precificação. Um exemplo é a Black Friday de 2016, em que a Amazon não foi a mais barata, mas ainda assim foi percebida pelo consumidor como a melhor oferta.

A Amazon Advertising também simplifica para os sellers a divulgação e advertising, listando os produtos e fornecendo ferramentas que melhoram a exposição das ofertas e trabalham a conversão. Além disso, a unidade de operação e logística, que inclui os Fullfilment Centers e Centros de Distribuição, é fundamental para manter o custo de frete, estável entre 4% e 5% nos últimos quatro anos.

Pensando no mercado brasileiro, temos a mesma estratégia de negócios no Mercado Livre, com frentes de serviço e produtos similares. A empresa tem investido em mercado de backoffice, como um serviço prestado aos sellers, com boas ferramentas gerenciais para o lojista. Utilizando o contrato do Mercado Livre, por meio do Mercado Envios, é possível postar produtos com preços mais competitivos e o ML controla a entrega do item, com grande redução de custos para todas as partes, além de melhor experiência de compra para o consumidor.

Outra ferramenta de marketplace interessante do ML é o Mercado Shops, que permite lojas internas personalizadas, trabalhando de forma independente. Há também serviços de Ads, display e outras ferramentas de marketing digital, e diferenciais nas ferramentas financeiras, como um gateway próprio e funcionalidades que ampliam o crédito.

Tudo isso indica uma tendência de migração de um modelo varejista B2C para uma empresa de tecnologia B2B, prestadora de serviços. O que nos leva a reflexão: o marketplace é um e-commerce com foco na retórica comercial? Ou uma plataforma promocional autossustentavel, seller e consumidor com foco na tecnologia e na excelente construção de produto e assertividade de marketing? Essa reflexão deve perdurar algum tempo, e trazer insights valiosos para o setor.

*Carlos Alves é Diretor de Marketplace da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), Head de E-Commerce na Riachuelo e Vice-presidente da ABLEC sendo um dos precursores dos shoppings virtuais no país e o primeiro lojista a integrar em uma mesma plataforma todos grandes players nacionais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar