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Consumidor 4.0: o novo perfil do cliente

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* Rodrigo Oliveira

Um estudo realizado pela Criteo, que traçou um perfil dos hábitos dos consumidores brasileiros, indicou que 79% dos novos clientes já se enquadram na categoria de omnishopper - conceito que possibilita ao consumidor uma experiência fluida e única com a marca independentemente do canal de venda.

A pesquisa aponta ainda que 64% costumam olhar na loja para depois efetuar a compra no ambiente online. Já o inverso, buscar na internet e finalizar no ponto físico, é realizado por 62% dos ouvidos.

Fato é que o mundo mudou e conseguimos perceber que as novas tecnologias trazem um perfil mais inovador de cliente: o consumidor 4.0. Ele mudou o comportamento na jornada de compra e na maneira como as marcas se comunicam com o seu público. Está mais ativo na hora de escolher o que deseja, busca por mais informações, atento a descrição, onde encontrar.

Ele quer estar mais próximo da marca, com uma comunicação personalizada e transparente, passando de um receptor de informações, para um influenciador de compra. Hoje o comprador vai avaliar os concorrentes e o que os outros usuários dizem sobre o produto ou serviço.

E não é somente a nova geração que está adotando esta postura, as anteriores também estão cada vez mais conectadas, optando por saber mais sobre o que desejam adquirir.

Manter o site atualizado e ter o máximo de autoridade sobre seu mercado de atuação são algumas dicas. A presença nas redes sociais e trabalhar ações para impulsionar sua marca também são pontos que fazem bastante diferença para o consumidor. É importante estar nas primeiras páginas dos principais buscadores, sempre com o intuito de tornar sua empresa mais visualmente próxima ao seu público, porque quem aparece na primeira página do Google tem mais chances de ser acessado. Afinal, quanto melhor posicionado um site estiver, mais fácil de ser encontrado.

Para fidelizar este consumidor, primeiro é necessário identificar o público-alvo, perfil social, faixa etária, desejos e características. Depois estabeleça uma comunicação clara, objetiva e de fácil acesso. Quanto mais rápido seu consumidor encontrar sua marca, melhor o seu relacionamento. É um cliente é imediatista, não costuma perder tempo e deseja ter uma resposta rápida em qualquer ação com a marca. Por isso, construa uma comunicação sólida com ele.

Para converter um potencial cliente em consumidor, mantenha fáceis as principais informações e canais de contato com a marca e responda o mais rápido possível. Crie vários caminhos, através de formulário, canais de comunicação direta com Whatsapp business, chats e central de atendimento telefônico.

E não se esqueça, se você deseja manter sua empresa sempre competitiva no mercado, é essencial conhecer a fundo o seu potencial cliente, acompanhar as mudanças pelas quais sua jornada de compra passa e usar as tecnologias a seu favor.

* Rodrigo Oliveira é gestor e diretor comercial e de estratégias na Blob Web, especializada em TPI - Tecnologia de Posicionamento, especialista em Gestão da Inovação e palestrante sobre marketing digital em associações e eventos do mercado do plástico.


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