Brasil,

Contribuintes podem abater o consórcio na declaração do Imposto de Renda

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sâmela Lauz
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

O consórcio é uma das várias categorias de bens que devem ser informados. As declarações poderão ser enviadas à Receita Federal até o fim de abril.

A concessão da declaração do Imposto de Renda 2019 poderá ser entregue até 30 de abril. Entre os itens que devem constar na declaração estão as cotas de consórcio, consideradas como uma categorias de bens para fins da declaração. Porém, é possível abatê-lo na prestação do IR.

Segundo o gerente Comercial e de Marketing da Randon Consórcios, administradora da marca Racon, Cleber Sanguanini, os clientes da Racon Consórcios podem obter pelo site www.racon.com.br, o extrato do seu consórcio, com as informações que precisam ser declaradas à Receita Federal. “Basta fazer o login na área de cliente, acessar o link “Extrato de Pagamento” e, em seguida, a opção do menu “Extrato para IR”. Depois, basta optar por imprimir ou enviar por e-mail”, explica Cleber. “A declaração de consórcio é obrigatória e deve ser feita na ficha “Bens e Direitos”, mas o procedimento varia conforme a situação de cada cota”, ressalta o gerente.

Confira como declarar a cota de consórcio no Imposto de Renda:

Cotas não contempladas

Se o consórcio ainda não foi contemplado, é preciso declarar na ficha “Bens e Direitos”, utilizando o código 95. Informe o total pago no ano, somando esse montante ao saldo de 2017, se aplicável. Caso tenha adquirido a cota em 2018, deixe a coluna de 2017 em branco.

Cotas contempladas com crédito não utilizado

Se a cota foi contemplada, mas o crédito ainda não foi utilizado, o procedimento é o mesmo da cota não contemplada, ou seja, informar os valores na ficha “Bens e Direitos”, código 95.

Cotas contempladas com o bem adquirido em 2018

1 - Na ficha de “Bens e Direitos” mantenha os dados de 2017 informados no código 95. Deixe o campo “valor” de 2018 em branco.

2 - Faça um novo registro em 2018, com o código equivalente ao bem adquirido, identificando no campo “Discriminação” que o bem é proveniente de contemplação de consórcio.

3 - No campo “Valor” 2018, informe o valor pago no seu consórcio acumulado até o momento.

4- Deixe o campo “Valor” de 2017 em branco.

5- Caso você tenha retirado o crédito em dinheiro, declare o valor conforme ele foi aplicado, por exemplo, poupança ou moeda corrente. Se o total geral de parcelas pagas for menor do que o valor recebido, a diferença deve ser informada como rendimento não tributável.

A Racon também disponibiliza um e-book com o passo a passo para incluir o consórcio na declaração do Imposto de Renda, no endereço https://blog.racon.com.br/

Racon Consórcios

A Racon é a marca da Randon Consórcios, integrante do Grupo Randon, cujas empresas são líderes nacionais de mercado nos segmentos em que atuam e referências em tecnologia e qualidade no Brasil e exterior. Em 30 anos, a Randon Administradora de Consórcios possui mais de 201 mil cotas comercializadas e cerca de 100 mil cotas contempladas, o que representa aproximadamente R$ 9,5 bilhões em créditos distribuídos a milhares de consorciados.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar