Brasil,

Como atender o consumidor 4.0

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Borges
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Leandro Costa Schmitz (*)

O comportamento do consumidor não é massificado e, muito menos, homogêneo no seu relacionamento com as empresas. Existem aqueles que adotaram com facilidade as tecnologias digitais e outros que preferem meios tradicionais de contato com as empresas. Embora essas diferenças sejam mais evidentes entre gerações, elas acontecem inclusive dentro de uma mesma. Para manter a comunicação aberta, a empresa precisa oferecer soluções flexíveis, de modo a satisfazer os mais diversos tipos de perfis de consumidor.

A utilização de tecnologias mais complexas, como Big Data & Analitycs, Bots, Machine Learning, Agentes Virtuais e URAS Cognitivas (Unidade de Resposta Audível), cumprem o papel de viabilizar a clusterização os usuários, a fim de ofertar uma melhor experiência para esse Consumidor diverso, multifacetado e que também quer ter um atendimento humanizado.

Mas, dentro deste universo de possibilidades de atendimento, é preciso colocar na mão do consumidor a decisão de escolher qual o seu canal de interação. Isso o torna protagonista do relacionamento com a empresa, sem que o histórico de relacionamento se apague. Este é o conceito de Omnichannel que permite ao cliente poder se comunicar através de vários canais, com uma jornada única de atendimento. Ele pode começar o atendimento via telefone, continuar por chat e terminar por e-mail. Durante essa jornada, todos os seus dados são mantidos, sem necessidade de abrir um novo atendimento ou repetir a demanda para o
atendente.

Nos canais tradicionais, em que há a interação operador-cliente, o aprimoramento deve ser constante. No entanto, com o grande volume de gravações é humanamente impossível analisar cada uma delas. Neste sentido, a tecnologia vem a solucionar a questão. É o que faz o Speech Analytics, sistema que decodifica as gravações em texto e as transforma em dados e informações.

Para isso, utiliza uma série de algoritmos matemáticos que permitem encontrar palavras ou expressões específicas, assim como a detecção de emoções positivas e/ou negativas, tanto em tempo real como em gravações. A ferramenta identifica palavras e analisa padrões de áudio para detectar emoções ou estresse na voz dos interlocutores, tempos de pausa e vícios de linguagem. Assim, são percebidas quais áreas que precisam ser melhoradas, tanto para os profissionais de atendimento quanto para os negócios.

Dentro do conceito de consumidor 4.0, é preciso oferecer um leque de opções tão variadas quantas são as preferências de cada um. Há o que prefira o tradicional contato humano via telefone, o que quer ser atendido via Whats, chat, SMS ou por e-mail. As empresas devem estar atentas às diferenças para tornar experiência do usuário positiva. Esta questão é determinante na geração de valor futuro. A percepção positiva, ou negativa, a partir de uma interação impacta a imagem da marca, assim como influi diretamente nos índices de conversão e taxa de fidelidade.

* Leandro Costa Schmitz é superintendente de Inovação da Flex Relacionamentos Inteligentes


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar