Pequenos negócios terão mais facilidade para obter informações sobre compras governamentais
Nova ferramenta lançada pela Secretaria de Gestão do Ministério da Economia está disponível aos cidadãos, órgãos públicos e fornecedores
Os pequenos negócios terão uma nova ferramenta para obter informações de forma objetiva sobre o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG), que facilita o acesso a informações de processos de compra de materiais e serviços do governo federal. A Secretaria de Gestão do Ministério da Economia lançou o LIA (Logística com Inteligência Artificial) destinado a resolver questões referentes a vários temas relacionados às aquisições feitas pelo poder público. O novo sistema foi apresentado durante o 14º Congresso Brasileiro de Pregoeiros, realizado em Foz do Iguaçu.
O LIA é o assistente virtual dos portais do SIASG que funciona 24h, todos os dias da semana. A ferramenta está disponível para órgãos públicos, fornecedores ou cidadãos, que poderão obter as informações necessárias de forma simples, objetiva e automatizada. “É um instrumento que vai facilitar o diálogo com o governo e será mais eficaz, já que o fornecedor terá uma linha direta, sem precisar de atendentes”, afirma André Henrique dos Santos Castro, coordenador-geral de Informações da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia.
Nesta primeira fase, o LIA vai oferecer informações aos usuários sobre o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), gestão de atas e termos de adesão, mas a intenção é inserir um maior número de atividades, segundo André Castro. “O sistema é um exemplo da nova era na administração e nas compras públicas”, avalia o coordenador, afirmando que o próximo passo será a criação de uma funcionalidade dirigida aos gestores, que poderão consultar fornecedores por meio de um sistema próprio de cruzamento de dados. O Sebrae está acompanhando as ações do governo de modernizar e tornar mais ágil as compras públicas. “O importante é garantir a manutenção dos benefícios previstos no capítulo V da LC nº 123/06”, explica Denise Donati, analista do Sebrae, em referência à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Para ter acesso ao LIA, o usuário deve acessar o site www.comprasgovernamentais.gov.br e acionar um ícone de um carrinho de supermercado, no lado direito da página, e escolher a opção de informação que desejar. O sistema, que ainda está na primeira fase, será abastecido com novos dados durante seu funcionamento.
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