Brasil,

Eficiência e integração on e off movem empresas digitais no marketing esportivo

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Vigia de Preço é exemplo de empresa voltada ao ambiente online que investiu em patrocínio no esporte brasileiro

A audiência gigantesca, os inúmeros eventos e possibilidades de ativação e a capacidade de engajar potenciais consumidores mostram porque o marketing esportivo é uma das principais estratégias de comunicação das marcas. A novidade é que, nos últimos anos, essa tática também passou a ser desenvolvida pelas empresas totalmente digitais.

A "indústria do marketing esportivo" deve movimentar US$ 73,5 bilhões apenas na América do Norte neste ano, com um crescimento médio anual de 4,5% entre 2015 e 2019, de acordo com estimativa de um estudo da consultoria PwC. Apenas com patrocínios e ações de merchandising, esse valor deve ser de US$ 32,7 bilhões.

Entretanto, não são apenas os números positivos que atraem as empresas digitais ao universo esportivo, mas sim a possibilidade de uma via de mão dupla: a marca ganha a visibilidade e o clube, competição ou atleta recebe um parceiro com know-how para melhorar a eficiência em diferentes segmentos de atuação online.

É o que explica, por exemplo, o inesperado acordo de patrocínio do Alibaba, gigante do e-commerce chinês, com o Comitê Olímpico Internacional (COI). A corporação será patrocinadora dos Jogos Olímpicos até 2028 e, além de pagar € 50 milhões anuais, vai ser a "parceira oficial de e-commerce e serviços de nuvem" da entidade esportiva.

"As empresas de tecnologia e com expertise digital têm muito a oferecer aos clubes e atletas. É uma relação que vai além da exposição de mídia e ativação de marca", explica Daniel Lessa, CEO do Vigia de Preço.

A empresa, que desenvolveu uma extensão e aplicativo que monitora os preços de lojas virtuais e melhora a experiência de compra do consumidor, é um exemplo desse fenômeno. Desde dezembro de 2018, é patrocinadora oficial do Botafogo, um dos clubes de futebol mais populares do país.

O acordo prevê a utilização do logotipo do Vigia de Preço no uniforme da equipe em todas as competições ao longo de 2019. A marca está inserida na posição central do peito, bem ao lado do escudo do clube - uma das áreas mais valorizadas. Em contrapartida, a empresa está trabalhando próxima ao Botafogo para que as soluções digitais possam beneficiar ainda mais os torcedores e o próprio clube.

Recentemente, outros exemplos de empresas digitais também apostaram no esporte para divulgarem suas marcas. O aplicativo 99, por exemplo, patrocinou diversos clubes de futebol em 2015, como o Corinthians e o Cruzeiro. A Oi, empresa de telefonia, "criou" uma equipe com atletas renomados do surfe e do skate, modalidades que farão parte dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. Já o site de apostas NetBet fechou acordo com o Fortaleza Esporte Clube em 2019.

"O esporte mexe com a emoção e o sentimento das pessoas. Apesar de todo o avanço do marketing digital, investir em atletas, clubes e competições continua como uma das melhores formas de engajar e se comunicar com o público, aumentando a visibilidade de sua marca - seja ela online ou offline", conclui o CEO.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar