Brasil,

Primeiro livro sobre sucessão empresarial é lançado no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marco Aurélio
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

No livro "Xeque-mate", Tiago Melo descomplica a sucessão empresarial, o maior motivo para o fechamento de empresas familiares no Brasil; lançamento acontece em três estados.

A porta de entrada para uma abordagem dentro de uma perspectiva inédita, transforma o livro dentro de uma literatura pioneira no país. Essa é a definição de "Xeque-mate: Descomplicando a Sucessão Empresarial e Proteção Patrimonial por meio do Seguro de Vida", livro que Tiago Melo lança no início de abril, em Belo Horizonte e em outras duas capitais. A obra trata de temas que ainda são muito pouco discutidos na grande maioria das empresas familiares do Brasil, mas que são um dos maiores - quiçá o maior - motivo para o fim dos empreendimentos: a sucessão de empresas e proteção do patrimônio construído. A publicação do autor é independente e conta com 128 páginas, dividida em 7 capítulos, ao preço de R$150,00.

Com vasta experiência no mercado securitário e há quase 10 anos estudando o que leva a longevidade das empresas e patrimônios, Tiago mostra de forma simples, descomplicada e de fácil entendimento todos os trâmites a serem realizados para ter segurança na sucessão no comando do empreendimento e na proteção do patrimônio construído. "Não adianta só despejar conhecimento técnico nas pessoas, tem que entregar algo mais palatável. Advogado, contador, economista e empresário de qualquer setor pode ler e compreender o que está aqui. O livro foi escrito numa linguagem próxima que faz o leitor se sentir sentado no sofá tomando café com um especialista", conta.

No livro, Tiago deposita suas experiências práticas vivenciadas com seus clientes e as opiniões de outros especialistas estrangeiros que utilizaram essa ferramenta como principal meio de trabalho, além de construções lógicas e dinâmicas sobre o tema. "Há mais de nove anos, dedico-me a estudar essa temática, de forma comprometida e apaixonada, a qual exige estudo multidisciplinar para compreender os aspectos jurídicos, contábeis e econômicos que a envolvem, alinhando-se aos anseios das pessoas que buscam proteger e blindar ao máximo patrimônio conquistado com muito trabalho e dedicação", reforça.

Negócios, de pai para filho

Segundo pesquisa da consultoria PwC, 75% das empresas familiares no Brasil fecham após serem sucedidas pelos herdeiros, um dado preocupante em um universo em que 9 em cada 10 empresas no país são familiares, como mostra o IBGE. E esse cenário que Tiago se propõe a ajudar a reverter. "As pessoas física e jurídica de um empreendedor têm a vida umbilicalmente interligada, assim como o patrimônio dele. Isso demanda estratégias para que possamos preservar essa dualidade, sem que o patrimônio construído e a continuidade do negócio sejam afetados por alguma intercorrência não controlada. O falecimento ou a perda da capacidade produtiva do gestor de um negócio podem dilapidar, de forma severa, ambos os patrimônios, colocando herdeiros e sócios em uma situação difícil".

Utilizando exemplos cotidianos, o autor leva o leitor por meio do direito, da contabilidade e da economia para o altruísmo da ferramenta que é o seguro de vida na proteção do legado construído, um recurso empregado pelo homem desde 1300 e que considera como uma espécie de uma última carta de amor que uma pessoa pode deixar a seus herdeiros. Tiago mostra os caminhos que fazem as empresas americanas chegarem até a quinta geração, em média, enquanto no Brasil elas não chegam sequer na terceira linha sucessória.

Tiago utiliza a metáfora do jogo de xadrez para falar sobre o assunto, alusão que dá o nome ao livro. "Quero metaforicamente utilizar essa relação para lhes apresentar um das mais estratégicas ferramentas quando se fala em sucessão empresarial e proteção patrimonial. No xadrez, precisamos de uma peça forte, aquela que dirá o andamento do jogo, aquela que pode ir a todas as direções, atendendo as mais diversas necessidades, nos mais valiosos contextos. No jogo da sucessão empresarial e resguardo patrimonial também tem uma "rainha" que eu conto detalhadamente no livro", revela.

A publicação apresenta um conceito próprio, o princípio da continuidade de um negócio. A inspiração vem de anos atrás, quando, após seu pai falecer, Tiago teve como inspiração um manual particular feito por seu pai, que era um renomado consultor na área, com anotações de conduta sucessória para seus clientes. Por isso, ele vê a obra não como mais uma oportunidade de renda, mas sim a de transmitir um pouco do legado paternal. "Assim como no seguro, a minha essência é altruísta. Não estou preocupado com vendas, mas com o legado. Sobre o que deixar para a população".

Sobre o autor

Tiago Melo é fundador da TCBM Gestão de Riscos e há 12 anos atua como consultor e assessor no mercado financeiro, dentro e fora do país e há 9 anos se dedica de forma intensa ao mercado securitário, com vários reconhecimentos nacionais e internacionais. É especialista em sucessão empresarial, proteção patrimonial e financeira e gestão de riscos, utilizando ativos securitários como ferramenta principal de atividade. É membro da Court of The Table, da MDRT (Million Dollar Round Table), a maior e mais conceituada associação internacional dos profissionais do mercado securitário e financeiro, que congrega no Brasil menos de 2% dos melhores especialistas do ramo com essa certificação. É Country Chair Brazil do Membership Communications Committee Brazil, representando todos os membros brasileiros da MDRT. É inclusive, o presidente mais novo da associação de 92 anos.

SERVIÇO
Livro "Xeque-mate"
Autor: Tiago Melo
Edição: própria
Local de lançamento: Belo Horizonte
Preço do livro: R$ 150,00


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar