Brasil,

Terapeuta fala sobre a importância de se comunicar bem

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paulo Sanseverino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

De acordo com a especialista, é muito importante ser claro, objetivo e gentil ao se comunicar, sem ter medo, sem achar o que o outro pensa, sem deduzir

A dificuldade para a comunicação, de maneira geral, sempre gera discussões entre amigos e familiares, além de treinamentos para equipes de empresas. E com o atual avanço da tecnologia e consequente aumento na velocidade das informações, essa dificuldade “com certeza aumentou muito”, afirma a terapeuta pessoal Wanessa Moreira, que também é master mentoring em coaching corpo e mente.

“O que eu falo ou escrevo, nem sempre é o que o outro entende, e da mesma maneira, o que vem do outro não será exatamente o que eu vou compreender!”, diz Wanessa.

De acordo com a especialista em relações humanas, isso acontece porque cada pessoa funciona como se estivesse em um mundo completamente individual. “Estamos inseridos todos no mesmo mundo e pertencemos a ele, mas dentro desse mundo temos o mundo de cada um”, explica.

Mas o que será que acontece nesses mundos individuais? Para Wanessa, cada indivíduo tem uma história de vida, tem a sua história familiar, o que recebeu como valores, cultura e verdades, e cada um ainda tem a interpretação de tudo o que recebeu na sua fase de crescimento e desenvolvimento. “Somos mais de sete bilhões de modelos diferentes de pessoas, e cada um é completamente diferente um do outro!”, justifica.

Para facilitar esse entendimento, a terapeuta pessoal convida o leitor para imaginar um diálogo de uma pessoa A e uma pessoa B. “A ‘pessoa A’, ao falar, traz o significado para aquela fala baseada nas memórias e experiencias que ela tem com aquele conteúdo, e tem a convicção que assim será recebido pela ‘pessoa B’. A ‘pessoa B’, por sua vez, ao escutar a fala da ‘pessoa A’ vai interpretar com toda a sua experiência de vida, memória e valores que tem sobre esse assunto, e assim seguirão o fluxo dessa conversa. Cada uma delas decodificando as falas com a sua experiência de vida e de mundo!”, esclarece.

A terapeuta argumenta que por isso é tão importante ao falar ser direto e gentil sobre o assunto que está sendo abordado. “Pois o que é subentendido talvez não seja compreendido pelo outro, e dessa maneira também podemos perceber que o óbvio para cada um de nós, muitas vezes só pode ser óbvio para nós mesmos e não para o outro”, afirma.

Wanessa diz conversar com muitas pessoas, que na maioria das vezes relatam que ficam tentando compreender o que a outra pessoa está pensando sobre um determinado fato. “Acabamos perdendo muito tempo e energia com isso, afinal, se temos os mundos individuais, como vamos saber de fato o que o outro pensa sobre o que aconteceu? A única maneira de saber é perguntando diretamente e mesmo assim não garantimos que a resposta dada será a mesma do momento do ocorrido, porque muitas vezes mudamos a maneira como observamos um fato com o passar do tempo”, pondera a especialista.

Dessa forma, de acordo com a terapeuta pessoal, é muito importante ser claro, objetivo e gentil ao se comunicar, sem ter medo, sem achar o que o outro pensa, sem deduzir. “Seguindo essas etapas, tenho certeza que uma boa parte do estresse e tempo que se gasta com isso será bem melhor direcionado. O ato de se comunicar ficará mais leve, para não arrastar situações dentro da sua mente e do seu fluxo de pensamentos”, recomenda.

Wanessa explica que cada vez que uma pessoa fica pensando em conversas passadas e tentando avaliar, compreender e julgar os fatos, ela se distancia do presente e coloca a atenção no passado, deixando de viver de fato o momento atual. “Lembre-se: a vida acontece no presente, então procure estar com a sua atenção voltada para o momento que você está vivendo, pois fica mais leve viver assim e lidar com tudo o que acontece a nossa volta!”, finaliza a especialista em orientação pessoal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar