Brasil,

Como aproveitar as multipotencialidades da carreira de marketing e vendas?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Colognesi
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Felippe Virardi

A ideia de carreira tradicional onde o crescimento hierárquico dentro das empresas é o curso natural está se tornando obsoleta. Em um futuro próximo, a vida profissional será guiada por um conceito que está ficando conhecido como multicarreira. Os profissionais da área de marketing e vendas possuem um leque de atuação tão amplo que, de certo modo, essas carreiras já estão sendo construídas e desenvolvidas aproveitando as multipotencialidades de uma carreira múltipla.

O conceito de multicarreira é a ideia de desenvolvermos nossas competências e habilidades de acordo com as demandas do mercado e dos nossos potenciais internos. No futuro, as habilidades técnicas e comportamentais serão tão ou até mais importantes para desempenhar uma função no mercado de trabalho do que a formação tradicional. Na verdade, serão elementos complementares, pois por meio da formação tradicional adquirimos conhecimento e esses evidenciam nossas potencialidades de carreira.

Tanto as carreiras de marketing quanto de vendas já estão intimamente alinhadas com a ideia de multicarreira. Nesse mercado é comum encontrarmos profissionais que fizeram movimentações, trazendo uma vasta diversidade de atuação para sua experiência profissional.

A área de marketing por si só já exige que o profissional desenvolva um perfil hibrido, abraçando competências financeiras, planejamento, pesquisa e desenvolvimento, lançamento de produtos, comunicação, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor. Também é fácil encontrar profissionais contendo as formações mais distintas. Já a área de vendas, conta mais o perfil pessoal e a expertise sobre o mercado no qual se está trabalhando (farmacêutico, bens e serviços, varejo, automobilístico, entre outros) do que o diploma acadêmico.

Esse modelo multicarreira está perfeitamente alinhado aos anseios e desejos da geração Y, e a recém-chegada ao mercado geração Z que se importam muito mais com as realizações profissionais e propósito, contribuições que geram para a sociedade, do que com os objetivos e metas de crescimento hierárquico dentro de uma organização.

É claro que mesmo estando alinhada com esse espírito do tempo em que vivemos, o profissional que deseja manter seu currículo e sua expertise dentro dos anseios do mercado, precisa se preparar para desenvolver habilidades e soft skills que se enquadrem nessa nova perspectiva de carreira múltipla.

Sabendo dessas tendências, você pode descobrir algumas áreas que estejam em sinergia com seus interesses e as quais você ainda não tem pleno domínio. Nesse momento, o mais importante é descobrir novas paixões. Para ampliar os horizontes, sempre que possível se envolva em discussões de outras áreas, em projetos multidisciplinares e fomente o networking com pessoas de outras profissões.

Circulando em vários mercados é possível que você descubra novas habilidades e que também tenha insights inspiradores para sua área de atuação. Desenvolver a própria trilha de conhecimento, sem depender de universidades e mentores é um grande desafio, mas pode ser muito prazeroso e gratificante.

Seja curioso! Tenha interesse pelo inusitado e pelas novidades. Assuma alguns riscos e perca o medo de perguntar. Romper a zona de conforto e ultrapassar alguns limites é perfeitamente normal e saudável quando desejamos construir novas possibilidade de carreira. Você tem que se tornar protagonistas das suas escolhas. Você está pronto para aproveitar as multipotencialidades da sua carreira e as novas oportunidades do futuro do trabalho?

Felippe Virardi é formado em administração de empresas, executivo com mais de 10 anos de experiência na área de marketing e vendas e headhnter na Trend Recruitment, boutique de recrutamento e seleção para marketing e vendas.

Sobre a Trend Recruitmet
https://www.trendrecruitment.com/pt

A empresa nasceu em março de 2016, com a missão de recrutar especificamente os profissionais nas áreas de vendas, marketing e trade marketing. A Trend atende tanto os cargos de middle management, com vagas para especialistas, coordenadores e gerentes, quanto para o top management, com posições que podem englobar níveis de diretores, vice-presidentes e presidentes. O trabalho vai da coleta do briefing com o cliente, passando pela análise da cultura da empresa e mapeamento do mercado para buscar os melhores candidatos e acompanhá-los até o fim do processo. Ao longo de todo esse percurso, a empresa diferencia-se por oferecer um trabalho extremamente qualitativo e ágil. A postura consultiva garante ao cliente um atendimento calcado em confiança e resultado, já que as entregas são feitas por um time qualificado, antenado a esse segmento e muito experiente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar