Brasil,

Ambiente de trabalho com pessoas felizes é benéfico para a empresa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa - Naves Coelho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O bem-estar emocional é capaz de aumentar a produtividade, criatividade e qualidade do trabalhador

Equilibrar a vida pessoal e profissional não é fácil, quem dirá o emocional. As tensões diárias são capazes não só de influenciar nossas emoções, mas também afetar o nosso desempenho no emprego. E o bem-estar emocional pode fazer a diferença: pessoas felizes são mais produtivas do que pessoas infelizes.

Cada vez mais, as empresas têm buscado além de bons profissionais ao nível técnico, pessoas que se integrem bem nas suas estruturas humanas, com interesse e motivação. Na visão empresarial, um funcionário feliz é sinônimo de um profissional motivado, capaz de fazer bem o seu trabalho e ainda incentivar os demais colegas. “Se as pessoas se sentirem bem, provavelmente vão ter desempenhos positivos. E dessa forma, também ficarão bem vistas aos olhos dos recrutadores”, afirma a empresária mineira, diretora e consultora, da Leaders-HR Consultantes, Astrid Vieira.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia identificou que um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros. Enquanto outra pesquisa publicada no Journal of Applied Psychology, mostra que os colaboradores com altos níveis de satisfação no trabalho são mais cooperativos e dispostos a ajudar os demais.

Empresas bem-sucedidas têm colaboradores bem-humorados e, consequentemente, mais engajados, leais e criativos, em comparação àqueles empregados insatisfeitos. As pesquisas também apontam que o clima organizacional é um dos fatores que mais afetam os indicadores de produtividade, engajamento, trabalho em equipe, criatividade e conduta ética.

Segundo Astrid Vieira, quando as pessoas são questionadas se estão felizes em seu emprego, poucas afirmam estarem completamente satisfeitas. “Isso acontece porque, além de sofrerem com a pressão por resultados, geralmente não são reconhecidas pelo que fazem”, pondera. De acordo com uma pesquisa feita pela International Stress Management (ISMA-BR), apenas 24% dos brasileiros se sentem realizados com sua vida profissional. Isso faz com que os trabalhadores possam apresentar transtornos de ansiedade, estresse ou depressão. No Brasil, 70% da população economicamente ativa sofre de estresse causado por questões empregatícias.

Apesar de não ser possível controlar os trabalhadores para que sejam felizes, ainda assim pode-se criar condições que vão ajudar a promover a positividade no ambiente de trabalho. A felicidade é uma via de mão dupla e as empresas precisam dar condições para alcança-la.

É dever dos empregadores oferecer um ambiente que dê vontade de ir trabalhar todos os dias. É possível proporcionar isso, por exemplo, como a criação de um clima amigável na empresa em que predomine a confiança e cooperação, flexibilização dos horários, reconhecer e comemorar as conquistas individuais e coletivas, ter um chefe competente e com quem se possa contar, e até mesmo um suporte aos funcionários em questões pessoais. “Não existe trabalho perfeito, mas o ideal é que as vantagens sempre superem os problemas”, conclui Astrid Vieira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar