Brasil,

Investimentos em startups iniciantes, como captar?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

A captação de recursos representa uma das principais dificuldades para os empreendedores que desejam apostar em um negócio inovador

Como captar investimentos para uma startup? Essa não é, definitivamente, uma tarefa simples. A captação de recursos, aliás, representa uma das principais dificuldades para os empreendedores que desejam apostar em um negócio inovador.

No Brasil, onde, apesar dos notáveis avanços nos últimos anos, o mercado ainda não alcançou o mesmo nível de maturidade existente nos Estados Unidos, a missão de captar recursos é dificultada pelo grande desconhecimento que existe quanto à própria dinâmica do investimento. Não raro, o empreendedor desconhece o papel de um investidor, que vai muito além de "colocar dinheiro" no negócio.

O amadorismo e a ditadura do curto prazo também pode comprometer o processo. Muitos empresários não têm uma visão de conjunto e um entendimento pleno das potencialidades e limitações de seu negócio. Há quem não se prepare adequadamente para a captação, e sequer saiba exatamente de quanto precisa para tocar o negócio adiante. Outros carecem de uma percepção realista; acabam imaginando que a empresa vale bem mais do que realmente vale, ou, ao contrário, vendendo seu negócio por um preço baixo demais.

Portanto, antes de partir para a captação propriamente dita, faça a lição de casa. Estude, estude e, na dúvida, estude mais um pouco. Não poupe tempo e recursos para aprender. Conheça a fundo o setor em que pretende atuar, entenda a dinâmica dos investimentos, saiba quanto captar, como captar e com quem captar. Aposte no networking e estabeleça contatos frequentes com investidores em potencial. A falta de proximidade com os contatos certos dificulta consideravelmente o trabalho de quem busca recursos.

Tenha consciência de que existem diversos tipos de investimentos, de acordo com o estágio em que está a startup e seu segmento de atuação. Nem tudo que foi bom para uma startup de sucesso será bom para todas. Para os estágios iniciais, as opções mais comuns são:

Bootstrap - O negócio não recebe investimentos externos, sendo financiado com recursos do próprio empreendedor. Modalidade interessante para colocar a ideia em prática e dar os primeiros passos antes de receber aportes externos.

Family, Friends & Fools (Família, amigas e tolos, FFF em inglês) - No jargão das startups, os três Fs designam o dinheiro obtido junto a parentes, amigos ou conhecidos que acreditam no potencial da sua ideia e, normalmente, cedem o dinheiro em troca de um percentual no negócio. Toda a operação é regida por um contrato. Boa opção como alternativa ao Bootstrap ou mesmo como complemento a ele. Necessário cuidado redobrado ao escolher os investidores e delimitar muito bem os direitos e deveres de cada parte, para evitar prejuízos às relações pessoais ou familiares.

Investimento Anjo - Essa etapa se dá quando o negócio está mais encaminhado, tem um potencial enorme e uma equipe redondinha ou a empresa já inicia sua carteira de clientes. Nesse caso, um investidor (ou um grupo de investidores) se interessa pelo negócio e investe dinheiro nele. O montante varia bastante e em geral fica em torno de R$ 500 mil. O valor do investimento é maior do que o do FFF e as contrapartidas idem. Muita atenção à elaboração do contrato. Imprescindível contar com o suporte de alguém que já fez isso antes e conhece a dinâmica do mercado.

A partir desse estágio inicial, abrem-se novas possibilidades, mas tudo depende do potencial e do desempenho do negócio. Portanto, procure começar focando nisso. Não existe uma receita de sucesso quando falamos em investimentos, mas os passos iniciais geralmente são esses que descrevemos.

Não pule etapas, faça um plano criterioso para desenvolver sua startup a partir do zero e o remodele conforme a empresa for se desenvolvendo. Não pense em IPO antes de ter um produto para mostrar. Parece óbvio, mas não é. A falta de conexão com a realidade e o não entendimento da dinâmica dos negócios pode levar à morte muitas boas ideias. Não deixe a sua ser uma delas.

*Eduardo Küpper é MBA pela Wharton Business School e MA em Estudos Internacionais pelo The Lauder Institute, na Universidade da Pensilvânia e Co-fundador da Wharton Alumni Angels Brasil-


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar