Como Construir Uma Comunidade de Alta Performance Em Espaços Compartilhados?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Daphne Buzo

*Por Renato Auriemo

Além das claras vantagens de se instalar em um coworking como, a facilidade e agilidade de colocar uma equipe de imediato para trabalhar, a arquitetura inovadora que inspira os colaboradores e a equipe da atividade meio, as empresas que ocupam esses espaços estão em busca de novidades e interessados em trocar conhecimentos com outros residentes.

Cada vez mais, esses hubs de inovação têm oferecido experiências incríveis para contribuir com o crescimento dos seus usuários. É isso que tem norteado uma comunidade de alta performance, trazer soluções que facilitem e agreguem valor, contribuindo para a criação de conexões. Mas, como oferecer um serviço diferenciado dentro do meu coworking?

Primeiramente, é essencial conhecer e entender cada empresa, campo de atuação e profissionais que estão no seu espaço. Só assim será possível promover o networking entre as pessoas que têm os mesmos interesses. Para facilitar o trabalho, é interessante ter em mãos um documento com as características e contatos de cada um.

Além disso, a proposta de layout do espaço pensada para gerar conexões organicamente é fundamental. A disposição correta de cadeiras, mesas, salas e outros ambientes ajuda a otimizar o fluxo dos colaboradores, impactando também na produtividade e eficiência das equipes.

Outro ponto importante é promover eventos com conteúdos direcionados aos mais diversos segmentos. Workshops para os colaboradores e stakeholders sobre como a inovação ajuda nos negócios, hackathons com jovens talentos para resolver um determinado problema da empresa, um Pitch Day para apresentar startups que tenham sinergia e a criação de programas de aceleração de startups são algumas das ações que podem ser realizadas dentro desses locais.

A apresentação que você terá de sua empresa junto a seus clientes também deve ser levada em consideração. Receber seus clientes em um espaço pensado para isso trará uma seriedade e segurança, no caso de pequenas e médias empresas. Já no caso de uma empresa de grande porte, estar num ambiente assim inspira seus clientes, deixando-os mais à vontade e facilitando no fechamento de negócios.

Em linhas gerais, o que podemos concluir é que comunidades de alta performance não são construídas somente a partir de um espaço com facilidades e arquitetura inovadora. Se você pretende transformar seu coworking em um hub de inovação é necessário ir além, buscando ser muito mais que um escritório descolado. É proporcionar um verdadeiro intercâmbio entre seus residentes para que eles estejam em constante evolução!

*Renato Auriemo, CEO do Co.W., coworking que tem como objetivo conectar empresas, novas ideias e culturas diferentes em um clima voltado ao networking, inovação e à construção de um futuro cada vez mais próspero e empreendedor. Com unidades em São Paulo e Joinville, a empresa possui como clientes a Oracle, Unilever, entre outros.