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Como aumentar o score e garantir o acesso a mais produtos financeiros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Filipe Andrade
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Pontuação é um dos recursos utilizados por instituições financeiras para concessão de crédito. Manter o nome limpo e os dados atualizados, além de ter contas em seu nome, estão entre as ações que podem auxiliar o consumidor

O score de crédito é uma pontuação que sintetiza, em uma escala de 0 a 1000, as chances de uma pessoa pagar as contas nos próximos 12 meses. Toda a trajetória do consumidor é analisada, o que inclui: pagamento de contas em dia, o histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com as empresas e dados cadastrais atualizados em sites de proteção ao crédito, entre outros.

A pontuação é constantemente utilizada por instituições financeiras no momento em que uma pessoa solicita um cartão de crédito, empréstimo, financiamento, etc. Portanto, o score é um dos recursos mais importantes utilizados por elas para tomada de decisão e concessão de crédito (aprovar ou não o pedido).

De 0 a 200, um score de crédito é considerado ruim - a pessoa tem poucas opções no mercado. Contudo, há alternativas, e os cartões pré-pagos são uma delas. Já um score com pontuação entre 201 e 400 é considerado regular e alguns produtos financeiros interessantes já podem ser adquiridos, como contas digitais. Nessa faixa de score o acesso aos melhores itens ainda é improvável.

Para ter um score bom, a pontuação deve estar entre 401 e 700. Com isso, há mais chances de adquirir alguns produtos financeiros do mercado, mas a taxa de aprovação ainda não é alta. Entre 701 e 900, ele é considerado ótimo e as chances de aprovação para alguns dos melhores produtos financeiros do mercado são de até 80%. Já com um score excelente, quando o índice fica entre 901 e 1000, as instituições financeiras concedem aprovações com facilidade ainda maior.

Portanto, se a intenção é aumentar o número de score, o consumidor deve estar atento a algumas dicas:

1. Ter o nome limpo. Esta é a primeira verificação que as instituições de crédito realizam para entender se um consumidor é um bom pagador. Os dados são consultados nos órgãos de proteção ao crédito em busca de débitos. Imprevistos acontecem, mas é importante regularizar os débitos, tão rápido quanto for possível.
2. Negociar as dívidas. Se há contas em aberto, o usuário pode tentar negociá-las com o credor. Para pedir um novo crédito, é recomendado estar em dia com as dívidas. Procurar para quem o consumidor deve para negociar é o começo para aumentar seu score.
3. Evitar atrasar as contas. Ficar atento ao vencimento de suas faturas e boletos é fundamental. Quando o consumidor atrasa pagamentos, seu histórico fica sujo e conseguir crédito fica mais difícil.
4. Ter contas em seu nome. Talvez o usuário não esteja negativado e mesmo assim não consegue um cartão de crédito ou empréstimo. Isso pode ser consequência de não ter contas em seu nome e, com isso, não ser reconhecido como consumidor. Contas bancárias e contas simples, como de telefone, água e luz, podem facilitar que seu score seja gerado e você reconhecido como um bom consumidor, se forem pagas em dia.
5. É importante também sempre atualizar os dados, tanto em instituições onde pode garantir crédito, como nos órgãos de proteção ao crédito. Se não tem cadastro nesses sites, o consumidor pode se inscrever gratuitamente e atualizar suas informações.
6. Cuidado com a frequência de pedido de crédito. “Atirar para todos os lados” é perigoso para vida financeira. Alguns hábitos podem levar score lá para baixo, como pedir vários cartões de crédito, empréstimo ou aumento de limite ao mesmo tempo. Essa ação de baixar score é como uma proteção ao usuário. Os sistemas entendem que pode ser uma pessoa má intencionada usando o CPF do consumidor para pedir crédito e, para evitar isso, score é baixado para que os bancos/instituições não liberem crédito.

Consulta de score de crédito:

Especializada em criar ferramentas que oferecem o melhor produto financeiro para cada pessoa, a Foregon acaba de lançar uma plataforma para consulta de score de crédito gratuitamente, após a análise da sua pontuação a ferramenta sugere os produtos financeiros com maiores chances de aprovação. Com a consulta, a fintech se torna a primeira concorrente do Serasa E-Cred no país.

Sobre a Foregon:

A Foregon acredita na simplicidade e na transparência das relações, por isso descomplica os bancos. Especializada em criar conteúdo e ferramentas simples e inteligentes que ajudam o consumidor a ter progressos financeiros, permitindo que ele encontre e consiga o produto financeiro que mais se encaixa no seu perfil. A empresa compara cartões de crédito, contas digitais, empréstimos, maquininhas cartões pré-pagos, e vem muito mais por aí.

Em 2018, mais de 8 milhões de pessoas usaram o seu portal para encontrar o produto financeiro adequado ao seu perfil. Recentemente a fintech foi certificada com o selo “Great Place to Work” (Melhores Empresas Para Trabalhar)


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