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Fique de olho: confira as tendências do varejo para 2019

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Após um período de forte recessão no país, a atividade econômica começa a se recuperar lentamente. No comércio varejista não tem sido diferente. Quem quer se destacar neste mercado e sair na frente da concorrência deve ficar por dentro das principais tendências do varejo para 2019.

“Invista em uma estratégia digital que esteja alinhada com as principais tendências do mercado para fidelizar clientes e conquistar novos

Confira as principais tendências do varejo para 2019.

- Tecnologia a serviço dos negócios:

Em 2019 a tecnologia auxiliará no aumento da eficiência e na redução de custos operacionais, proporcionando um aumento de produtividade e mais conversão de vendas. O impacto será tanto em lojas físicas como no e-commerce.

O desafio do setor será usar esta tecnologia para também identificar os desejos deste cliente e conseguir engajá-lo.

Outro componente tecnológico, os robôs terão contato cada vez mais estreito com os clientes. Os assistentes virtuais de atendimento e os populares chatbots e shopbots, estarão cada dia mais integrados ao cotidiano do varejo.

Neste mundo conectado, se você quiser interagir com os consumidores de maneira significativa e construir relacionamentos valiosos e de longo prazo, terá que atendê-los on-line. Por isso, o uso do marketing digital será essencial nessa conquista e conhecer as tendências da área ajudará a otimizar estratégias e aumentar seus impactos.

- Inteligência artificial para se manter competitivo:

Da descoberta até a entrega, a automatização tende a estar presente em toda a jornada de compra do cliente. Antes reservados às grandes empresas, hoje o big data, o aprendizado de máquina e os assistentes virtuais estão agora ao alcance também dos micro e pequenos negócios.

Esse uso representa para os varejistas a possibilidade de trabalhar ferramentas para controle em sua logística, gestão estratégica e outras ações que permitem reduzir os custos da operação e, consequentemente, diminuir os preços ao consumidor.

Além disso, permite uma adequação da experiência do cliente, na medida em que, com mais dados sobre o comportamento do consumidor e dos preços da concorrência, poderá criar promoções mais certeiras e mais curtas (flash sales). A ideia do "compre agora ou nunca mais" ganhará cada vez mais espaço.

Na outra ponta, o consumidor estará mais à vontade para delegar grande parte de suas escolhas para inteligências artificiais, que serão responsáveis por encontrar os melhores produtos, preços e experiências.

A terceirização da tomada de decisões é uma expectativa que aparece em uma série de serviços de assinatura do tipo "pensamos em você", na escolha de músicas, utensílios e outros. O cliente passa a confiar nas marcas para atender às suas necessidades exclusivas.

- Integração de lojas físicas e on-line:

Integrar todas as plataformas do negócio (e-commerce, aplicativos, lojas físicas), proporcionará uma comunicação efetiva e uma experiência cada vez mais benéfica ao consumidor, que encontra nessa integração a combinação perfeita entre a experiência de compra desejada em uma loja e a conveniência de fazer compras em casa.

O consumidor deseja viver boas experiências de compra onde quer que ele esteja. Assim, permitir logística cruzada com retirada de produtos comprados online diretamente nas lojas será cada vez mais comum.

O smartphone terá um papel ainda mais significativo na jornada de compra, pois muitas vezes o consumidor inicia pesquisa de compra do produto pelo dispositivo e acaba concluindo na loja física ou no computador.

Um exemplo dessa integração é o IKEA Place, aplicativo para dispositivos móveis criado pela loja sueca IKEA. Ele funciona com realidade aumentada, permitindo que os clientes vejam os móveis e itens de decoração inseridos no ambiente da casa.

- Experiência de compra encantadora:

O espaço cada vez maior das plataformas online impactará no novo papel das lojas físicas, que deverão se reinventar e se transformar em um espaço de experiência para o cliente. Personalização no atendimento, design que permite experiências sensoriais, uso de tecnologias aumentadas são exemplos deste novo conceito de loja física.

O papel desempenhado pelos vendedores também será impactado, pois eles ganharão o caráter de consultores e especialistas, o que exigirá responsabilidade maior na contratação, treinamento e capacitação para colocar o contato com o cliente em primeiro lugar.

- Segmentação do mercado:

A customização tem se apresentado com força e mercados de nicho se mostram cada vez mais prósperos. Isso porque os consumidores buscam um mercado que supra suas necessidades e desejos.

Hoje, toda pessoa com um dispositivo tecnológico em mãos representa, para os varejistas, uma fonte de dados humana, gerando informações de GPS, curtidas, pesquisas, compras, visualizações.

O uso da inteligência artificial será um aliado para avaliar o perfil do consumidor, ao conhecer melhor seu público, o varejista consegue oferecer um produto mais específico.

Um exemplo é o público com mais de 60 anos, que tem aumentado no país e representa um importante mercado consumidor. Muitas vezes com seus gastos subestimados pelos profissionais de marketing, este público tem consumido todos os tipos de produtos e serviços novos. Encontrar soluções destinadas a eles e promover boas experiências com a marca farão toda a diferença.

- Valorização da cultura interna:

O consumidor de hoje não se preocupa mais apenas com um bom produto ou serviço, ele se envolve e recomenda marcas de varejo que criem boas culturas internas e é crescente o número de clientes que olham atentos e críticos para as escolhas éticas das marcas.

Em agosto de 2017, a rede brasileira Magazine Luiza revelou uma linha telefônica gratuita que permite denunciar anonimamente casos de violência doméstica ou violência contra mulheres.

O serviço foi lançado depois que uma funcionária foi assassinada pelo marido. A linha telefônica gratuita também oferece apoio às funcionárias que são vítimas de violência, ajudando-as a relatar seus casos à polícia.

- Tendências do varejo como oportunidades:

Em todas as esferas, a inovação e as mudanças são constantes. É preciso ter atenção para se adaptar às necessidades e saber se reinventar de forma permanente.

As tendências do varejo devem ser vistas como oportunidades: para criar o próximo produto, serviço, plataforma, aplicativo, experiência ou modelo de negócio. Aproveite o início do ano e invista em uma estratégia digital que esteja alinhada com as principais tendências do mercado para fidelizar clientes e conquistar novos!

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