Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Quais são as consequências de não pagar impostos em dia?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Quais são as consequências de não pagar impostos em dia?

Empresas devedoras podem sofrer sanções que vão de falta de crédito a problemas com a Receita Federal

Os primeiros meses de cada novo ano são tradicionalmente mais "apertados" para a maioria das pessoas. Isso porque incidem sobre eles inúmeros tributos que precisam ser pagos em dia. Com as empresa não é diferente e com consequências bem mais graves.

Rodrigo de Paula Souza, sócio-fundador e advogado do escritório De Paula & Nadruz explica que embora seja bastante comum que empresas possuam pendências tributárias - muito por conta da enorme complexidade de nosso sistema tributário - a manutenção desse tipo de situação por muito tempo prejudica a saúde financeira do negócio. "Sendo o Brasil um país com altíssima carga tributária (cerca de 32% do PIB), as empresas em crise muitas vezes não conseguem pagar seus impostos, taxas e contribuições em dia. Se você não quita esses débitos em tempo e os deixa acumular, vira uma "bola de neve" e quando você vê, aquilo que era para ser relativamente simples pode acabar com a sua empresa.".

Hoje é muito comum que os entes governamentais encaminhem dívidas tributárias para protestos, o que "suja" o nome das pessoas físicas e jurídicas. Ao ser colocada na lista de inadimplentes, a empresa fica proibida de participar de licitações ou concorrências públicas, bem como sem acesso a crédito, como alerta Rodrigo. Pode ser ainda pior: "Se for acusada pela Receita de sonegação, diretores, administradores e até mesmo funcionários podem ter de prestar algum tipo de esclarecimento. Isso acontece para constatar se houve facilitação, incentivo ou contribuição com o não pagamento".

Soluções

Ainda que o endividamento tributário complique a vida das empresas, algumas ferramentas podem auxiliar a sair da crise:

- Contratação de consultoria tributária especializada.

- Atualização constante a respeito dos tributos a serem pagos, bem como do cumprimento das obrigações acessórias (declarações, prestação de informações ao fisco etc.)

- Adesão a programas de recuperação fiscal.

- Verificação de possíveis incentivos fiscais que podem ser utilizados pela empresa.

- Análise dos tributos pagos para identificar possíveis situações de tributos pagos a maior.

Em conclusão, Rodrigo aconselha: o melhor para a empresa endividada é planejamento. "Ninguém quer ou gosta de ficar devendo. É uma situação bastante complicada mas à qual todos estão sujeitos. Tanto para quem está iniciando o seu negócio agora quanto para quem infelizmente está endividado, o conselho é efetuar um bom planejamento para verificar oportunidades de redução no pagamento de tributos e de dívidas já existentes.", finaliza.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar