Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como melhorar o desempenho das redes sociais utilizando o Design Thinking

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Italiani
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Altair Camargo, Co-fundador e diretor da Sempreende

Sem dúvida, as redes sociais estão em alta. É uma forma relativamente barata de comunicar, encontrar clientes e vender. Quase todas as pessoas que têm Instagram seguem alguma empresa ou marca e a maioria já comprou algum produto que conheceu por lá, segundo nossa pesquisa exclusiva. Mas, quanto mais as empresas usam as redes sociais como ferramenta de Marketing, mais os usuários deixam de notar essas empresas. Ou seja, Instagram e o Facebook passam a ser tão comerciais que as empresas passam a vender cada vez menos por essas redes.

Uma solução para se diferenciar da concorrência e de tantos perfis que fazem as mesmas coisas é inovar. Por exemplo, um restaurante na Itália resolveu vender seus pratos cobrando postagens: um post no perfil de quem tem de 5 a 10 mil seguidores vale uma refeição. O Instagram da Prefeitura de Salvador posta fotos da cidade de uma maneira que o feed fica super organizado e bonito, valorizando os fotógrafos. A Pony Veículos passou a falar dos carros vendidos de uma forma super sincera e atraiu mais de 17 mil seguidores.

Mas como fazer diferente? Como inovar? Como ser original e criar um perfil nas redes sociais que as pessoas realmente gostem de seguir e compartilhar com os amigos?

Há basicamente duas opções: esperar que surja uma inspiração ou se preparar e ir atrás de fazer a inovação. Qualquer um pode se preparar, e uma das formas de criar coisas novas é utilizando o Design Thinking. O Design Thinking é uma abordagem para criar soluções que sejam desejáveis, possíveis e viáveis para o cliente. Entre seus objetivos está entender melhor o cliente para oferecer o que ele procura.

Para fazer algo diferente, há duas opções: esperar uma inspiração divina ou se preparar e conhecer ferramentas que te ajudam a inovar, como o Design Thinking.

Já falamos sobre como o Design Thinking ajudou a Samsung a vender mais televisões e a como um asilo da Alemanha resolveu o problema da fuga de idosos. Cada empresa é única com seu público-alvo específico. Então, cada solução também precisa ser única. Utilizar o Design Thinking faz que você conheça, de fato, como o seu cliente se comporta e o que ele deseja, ao invés de utilizar soluções genéricas, criadas muitas vezes para quem não é o seu cliente.

Assim, para redes sociais podemos utilizar o Design Thinking para:

- Criar suas personas de acordo com o que os clientes reais pensam, sentem e se comportam, ao invés de supor como eles são;
- Se libertar do comum e gerar (muitas) ideias inovadoras;
- Conhecer técnicas para escolher as melhores ideias para colocar em prática;
- Entender o que de fato funciona para seu cliente (por exemplo, é melhor um post amarelo ou azul? Uma foto de corpo inteiro ou só de rosto? Um sorteio que dá vale-compras ou um produto?);
- Conhecer o gatilho que faz que seu seguidor vire seu cliente;
- Saber onde investir para gerar mais vendas (por exemplo, fazer vídeos ou fotos mais produzidas? Gastar com uma fachada bonita ou oferecer lanches para os clientes?);
- Entender o que as pessoas que nunca curtiram ou comentaram seus posts pensam a respeito de você;
- Saber o que postar para gerar mais vendas;
- Criar promoções que seus clientes achem sensacionais;
- Saber o que você pode fazer para aumentar o preço dos seus produtos.

Conhecer aplicativos, postar frequentemente e ter fotos bonitas é o que todos já fazem. Para se destacar de verdade, é preciso inovar.

Um bom gerenciamento de redes sociais vai muito além de conhecer aplicativos, tirar boas fotos e ter um bom design. Isso é o básico. Isso muita gente já faz. Empresas com melhores desempenho nas redes são aquelas que traçam estratégias e fazem diferente dos concorrentes. São aquelas empresas que realmente surpreendem as pessoas, oferecendo muitas vezes aquilo que elas nem sabiam que precisavam. Sem dúvida, aplicar o Design Thinking pode ser um excelente caminho para se diferenciar e chamar a atenção dos clientes.

Co-Fundador da Sempreende. PhD researcher (USP) em Marketing de Serviços. Mestre em Empreendedorismo e Inovação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Pós-graduado em educação para adultos. Revisor da Revista de Administração e Inovação e da Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Tem experiência na coordenação de eventos relacionados a Empreendedorismo e Inovação em universidades. É autor de diversos artigos científicos publicados nas áreas de Marketing e Empreendedorismo. Por dois anos, atuou como professor de cursos de graduação na UFG, tais como Administração, Ciências Contábeis e Engenharias. Já ministrou módulos de Marketing e foi orientador de TCCs em cursos de pós-graduação da UFG.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar