Brasil,

Quer investir em um negócio em 2019? Confira um guia para não correr riscos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiene Mattos
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Gabriela Freitas *

Se depois da tempestade vem a bonança, então o ano de 2019 pode marcar uma nova oportunidade para empreendedores que desejam investir em novos negócios. Após um período de retração econômica nos últimos anos, o Brasil já dá sinais de recuperação e alguns setores têm expectativas positivas de crescimento. Entretanto, antes de investir em um determinado negócio, é preciso tomar alguns cuidados para que o retorno seja o esperado e a empresa não corra riscos. Confira as principais questões que você deve considerar antes de realizar um investimento:

O cenário econômico é propício para o investimento?

Sim, sem dúvida. No passado houve diversos fatores de instabilidade e indefinição no cenário político e isso inibiu o crescimento econômico e, principalmente, a confiança dos consumidores. A partir deste ano, com um novo governo, a tendência é ter um foco maior em melhorias para as empresas crescerem e gerarem empregos. O cenário é de muito otimismo no mercado, o que abre grandes oportunidades para os empreendedores.

Quais segmentos estão em alta para 2019?

Se você está disposto a investir em qualquer tipo de negócio, saiba que alguns segmentos devem estar em alta nos próximos meses. Categorias como “beleza/cosméticos”, “moda”, “alimentação” e “lazer/viagem”, por exemplo, estão se destacando ao longo dos anos e não devem parar de crescer. São itens que o brasileiro, mesmo em crise financeira, continua consumindo e, portanto, são considerados produtos e serviços básicos no dia a dia das pessoas.

O que é necessário pontuar antes de realizar um investimento em um novo negócio?

É preciso ter muito planejamento e pesquisa para evitar erros que podem prejudicar a empresa ainda na fase inicial. Pondere sobre os custos, o ponto de venda (no caso de lojas físicas), investimentos de marketing, público-alvo, fornecedores, entre outros pontos essenciais, antes da abertura do negócio. Além disso, estipule metas de vendas, de lucro e uma visão anual considerando, pelo menos, três cenários básicos (otimista, pessimista e realista) e como a companhia deve se comportar em cada um deles.

Quais as vantagens e dificuldades destes segmentos que estarão em alta?

A principal vantagem é que são setores consumidos com recorrência. Diferentemente dos bens duráveis, que possuem um ciclo mais longo de consumo, todos esses segmentos citados trabalham com produtos e serviços presentes durante todo o ano. Por sua vez, a desvantagem é o ticket médio, normalmente mais baixo e que requer investimento e estrutura para escalar o negócio e tornar o volume de vendas representativo para a empresa e o empreendedor.

Que recomendações o empreendedor deve seguir após investir em um novo negócio no Brasil?

Ele precisa de muito foco, profissionalismo e persistência. Muitas pessoas empreendem e pensam que terão uma liberdade muito maior ou até que trabalharão menos como dono de um negócio. Isso é um erro grave. O bom empreendedor geralmente trabalha muito mais que os funcionários, pois tem responsabilidades e preocupações a todo o momento. Na maioria dos casos, um negócio demora para dar resultados e isso requer que as pessoas que estão a frente dele saibam lidar com pressão e tomar decisões, além de estarem preparadas para trabalhar incansavelmente para alavancar a empresa.

Como posso esticar esse bom momento também nos próximos anos e conseguir escalar o negócio?

É preciso sempre analisar as tendências do mercado no futuro. São elas que dizem se esses setores continuarão a ter um bom ritmo de crescimento – e o empreendedor deve estar atento a esses movimentos para que, sempre que necessário, ajuste as diretrizes do negócio – seja intensificando a atuação no setor ou até mesmo para mudar o foco de atuação.

* Gabriela Freitas é sócia-diretora da Proxy Media

Sobre Clube Sou Empreendedor:

Criado pela Proxy Media, agência de marketing digital, o Clube Sou Empreendedor surgiu em 2017 com o intuito de auxiliar e trazer vantagens para os pequenos e médios empresários. Seus benefícios vão de bons descontos em produtos de escritório a valores acessíveis em cursos em ótimas instituições. Para mais informações, acesse: https://clubesouempreendedor.com.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar