Brasil, 26 de Abril de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Cuidados com a alimentação nas férias

Cuidados com a alimentação nas férias Foto: Crédito: pixabay.com_CC0 Creative Commons

Não saber a forma como o alimento foi manuseado e se ele estava refrigerado da forma adequada são os principais fatores a estar atento e evitar infecções

Os meses de janeiro e fevereiro são marcados pelas férias de verão. Esse período requer atenção redobrada ao consumir alimentos na rua, especialmente os vendidos por ambulantes. Isso porque, segundo Gláucia Ruggeri, gerente médica da Central Nacional Unimed, é preciso estar alerta à procedência e à refrigeração dos alimentos. Comidas preparadas com carnes, peixes, frutos do mar, laticínios e ovos são muito mais susceptíveis à deterioração caso não sejam tomados os devidos cuidados.

A endocrinologista explica que “ao ingerir um alimento perecível podemos ser acometidos por uma infecção causada por bactérias – o mais comum –, vírus ou parasitas”. As bactérias que costumam causar mais infecções alimentares são: Salmonella, Campilobacter, Escherichia coli, Bacillus cereus e Listeria. A pessoa que ingere um alimento contaminado pode apresentar diarreia, náuseas, vômitos, dores abdominais e até febre. Alguns casos levam à desidratação, o que pode resultar na necessidade de internação hospitalar.

A falta de conhecimento sobre a procedência e a forma como os alimentos foram manuseados são o principal risco ao comprar petiscos vendidos nas praias, uma vez que não se sabe como foram armazenados e preparados. Caso haja mal-estar após a ingestão de algum alimento o recomendado é evitar a desidratação por meio do consumo de água natural e de coco, sucos naturais e chás. Além disso, consumir refeições leves evitando-se os alimentos industrializados, gordurosos, condimentados e dar preferência às verduras, legumes, frutas, castanhas, cereais integrais e carnes magras.

Vale lembrar de que a diminuição de apetite é comum durante o verão, uma vez que as altas temperaturas diminuem o gasto energético, por isso esse sintoma, isoladamente, não é motivo de pânico. Gláucia explica que a temperatura corporal normal é de 36,5ºC graus. O calor também provoca vasodilatação, o que pode causar queda da pressão arterial, mal-estar, sonolência e desânimo. “Quando a temperatura externa é superior à do corpo, a única forma de dissiparmos o calor é suarmos. Os idosos estão mais susceptíveis aos efeitos negativos das elevadas temperaturas, pois este mecanismo de regulação da temperatura corporal é menos eficiente porque transpiram menos”, reforça a especialista.

Uma forma segura de aproveitar bem as férias e evitar esses desconfortos é levar o próprio lanche, desse modo além de ter maior segurança sobre a procedência daquele alimento também é economicamente mais viável. Então coloque gelo no cooler e não se esqueça de usar água potável. Boa praia!

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Siga-nos ::

Notícias ::

Mais Itens ::

RECEBA O RESUMO DE NOTÍCIAS DE SEGUROS DO SEGS, É GRÁTIS..::

NewsLetter Segs: Mais de 140 mil já recebem...Profissional atualizado anda na frente da concorrência !