Quais os fatores-chave para atração e retenção de talentos?
No dia 24 de janeiro de 2019, aconteceu o How Insights sobre atração e retenção de talentos em Curitiba, a seguir os highlights do evento
Apresentaremos neste artigo os principais assuntos abordados por: Bárbara Ritzmann, responsável por Desenvolvimento Organizacional e pelo Programa CINQ TECH na CINQ Technologies; Desirée Anid, Coordenadora de Cultura e Endomarketing na Contabilizei; Fabiana Zandroski, People Manager no Bcredi e Nicollas Teles Paulino, Coordenador da Universidade Corporativa da GhFly.
As palavras-chave que se sobressaíram no evento são: cultura organizacional, programas de formação de talentos e comunicação interna.
Cultura Organizacional
Os painelistas do evento ressaltaram que o alinhamento dos valores do talento com a cultura da organização é de suma importância para a atração e retenção deste profissional. Ou seja, o fit cultural é fator essencial.
Também se sugeriu o equilíbrio no processo de disseminação dos valores da empresa para todos os níveis de profissionais, para que se sintam integrados e conectados com o universo da empresa em que atuam.
Programas de formação de talentos
O talk abordou programas de formação dos profissionais, a saber: programas de estágio, mentorias, universidade corporativa, onboarding (integração), dentre outros, como estratégias para preparar os profissionais para os desafios e futuro do trabalho.
A formação de talentos reflete a preocupação das empresas com o desenvolvimento organizacional e do mercado como um todo, uma vez que colaboradores que aprendem, na teoria e prática, diariamente, conduzem a organização de forma exponencial, além de estarem melhor preparados para o mercado de trabalho.
Comunicação interna
Além de multiplicar os conhecimentos adquiridos por meio dos programas de formação de talentos, torna-se cada vez mais necessário o alinhamento da comunicação interna, de forma a transmitir as informações, valores e garantir o entendimento de todos os profissionais quanto aos assuntos estratégicos da companhia, além de gerar isonomia do que acontece entre todos os níveis: estratégico, tático e operacional.
Para auxílio na comunicação interna foram citadas algumas metodologias que facilitam esta operacionalização: Agile Scrum, Design Thinking, Feedfoward e OKRs (Objetivos Chave de Resultados).
Assim, quando se trata do tema atração e retenção de talentos, uma palavra em voga é adaptação, uma vez que, “o que te trouxe até aqui não é o que vai te levar até lá” (Goldsmith).
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