Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

O Brasil precisa de um “choque de gestão”. E com urgência!

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dino/ Website: https://blog.atsg.com.br/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O Brasil precisa de um “choque de gestão”. E com urgência!

Após o último escândalo envolvendo - novamente - uma barragem, devemos parar e pensar: será que Procedimentos formais, Planos, Relatórios de Inspeção são o suficiente? Precisamos com urgência avançarmos, seja na empresas, seja nas exigências do Estado. Requisitos apenas formais para poder dizer “minha parte eu fiz” estão muito longe de resolver.

“Enquanto Planos e Inspeções não incluírem uma análise profunda sobre quatro temas VITAIS, vamos estar sujeitos a essas ocorrências, lamentáveis e evitáveis.

Neste passado recente, o Brasil tem se deparado com uma série de escândalos e tragédias. Último deles, envolvendo - novamente - uma barragem.

Tenho atuado com Auditorias de Sistemas de Gestão baseadas em Normas Internacionais nos últimos 30 anos e se há algo que me preocupa muito é quando nos focamos mais nos "formalismos" do que na "vida real", na Cultura de uma organização, nos processos de "tomada rotineiras de decisão", na sua gestão e mentalidade de riscos e nos exemplos dados por seus líderes.

Li com toda a atenção o texto "Clarifications regarding Dam I of the Córrego do Feijão Mine", disponível no site da Vale.
Ali, apresentam uma série de informações... formais. Todas relevantes, sem dúvida. Mas, ainda assim formais.

Também pesquisei sobre os requisitos legais aplicáveis. Eles abordam: Planos, Recursos, Projetos, Documentação, Serviço Especializado, Inspeções e entre outros.

Todos esses elementos somente trarão resultados se integrados e inter-relacionados de forma sistêmica. Enquanto Planos e Inspeções não incluírem uma análise profunda sobre quatro temas VITAIS: "mentalidade e gestão de riscos", "cultura organizacional", critérios para a "tomada de decisões" e "comprometimento dos líderes", vamos estar sujeitos a essas ocorrências, profundamente lamentáveis e evitáveis.

"A cultura engole a estratégia no café da manhã", esta frase é do eterno Peter Drucker! Imaginem o que a Cultura faz com procedimentos formais, com planos, com relatórios de inspeção. Já passa da hora de gerarmos um Choque de Gestão em nosso País!

Até lá, vamos aos trancos e barrancos, com Boates Kiss, Mariana, Museu Nacional do Brasil, Brumadinho e outros. Procedimentos formais, Planos, Relatórios de Inspeção ajudam, mas estão longe de ser tudo.

Como PENSAM, como AGEM, que EXEMPLO DÃO as pessoas que geraram e aprovaram tais documentos? E as pessoas que devem cobrar seu comprimento? E as pessoas que os cumprem?

Precisamos com urgência avançarmos, seja na empresas, seja nas exigências do Estado. Requisitos apenas formais para poder dizer "minha parte eu fiz" estão muito longe de resolver. Tácito, historiador e político romano, já sabia disso: "Corruptissima republica plurimae leges", ou, "Quanto mais corrupto o Estado, maior o número de leis".

Já deveríamos ter aprendido essa lição, faz tempo.

* Rogério Campos Meira é Diretor Executivo da Academia Tecnológica de Sistemas de Gestão, um "think tank" em Sistemas de Gestão, e é um expert reconhecido internacionalmente em temas como Riscos, Compliance e Auditorias de Sistemas de Gestão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar