Brasil,

O 5G vem para revolucionar a saúde

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Assessoria de Imprensa Telebrasil
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Em conversa com o jornalista Renato Cruz para o inova.jor TIC, Beatriz de Faria Leão, do Hospital Sírio-Libanês, fala sobre a aplicação de TICs à área de saúde no Brasil

Brasília, 01/19 – A quinta geração das comunicações móveis (5G) deve revolucionar a área de saúde, segundo Beatriz de Faria Leão, coordenadora do curso de especialização em informática em saúde do Hospital Sírio-Libanês.

“Toda essa área de IoT (internet das coisas) é fundamental para pacientes crônicos”, afirma a médica, em entrevista ao inova.jor TIC. “Temos de pensar hoje em desospitalizar precocemente. Atender o paciente e acompanhá-lo em casa. Ele precisa estar conectado com todos os dispositivos, como glicosímetro e aparelho de pressão. Temos de saber se o paciente tomou a medicação. Idealmente temos de ter robôs em casa acompanhando idosos. Então eu acho que o 5G será uma transformação.”

Beatriz de Faria Leão destaca que trabalhou em Moçambique, na África, para a organização não governamental da Johns Hopkins, e que, para aquele público, a conexão sem fio é essencial.

“Eles não têm acesso à internet da mesma forma que nós, por fibra, mas eles têm pelo 3G, 4G e, quando tivermos o 5G, estaremos todos totalmente conectados.”

Desafio brasileiro - À frente do curso de informática em saúde, a médica aponta a necessidade de se formar profissionais que entendam dessas duas áreas. Ela também identifica como desafios da aplicação da tecnologia à medicina a conectividade e a interoperabilidade no país.

Citando a pesquisa TIC Saúde 2017, elaborado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, ela analisa que os hospitais brasileiros, tanto privados quanto públicos, já estão relativamente bem conectados, mas que existe uma defasagem nas unidades básicas de saúde.

“Chegamos a ter 10 mil unidades, ou 28% delas, sem acesso nenhum à internet no país. O que abre uma oportunidade para se melhorar bem esse número”, afirma.

Segundo Beatriz Faria de Leão, a experiência internacional aponta para a necessidade de políticas públicas intersetoriais. “Às vezes vemos no país que uma fibra óptica chega à escola, mas não está sendo compartilhada com a área de saúde. Precisamos de projetos e políticas públicas intersetoriais, para que possamos cobrir esse vazio de infraestrutura. Entendo que é realmente difícil, num país tão cheio de contrastes como o Brasil”, diz.

A médica destaca que estudos sobre a Comunidade Europeia demonstram os benefícios da interoperabilidade. “No Brasil, temos uma enorme fragmentação de sistemas de informação”, explica. “Precisamos compartilhar informação clínica, para que a população não precise repetir o mesmo exame três, quatro, cinco vezes. Isso aumenta a segurança, diminui custos e melhora o acesso.”

Para saber mais, assista à entrevista em vídeo com Beatriz de Faria Leão, do Hospital Sírio-Libanês, ao inova.jor TIC, que tem apoio da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). http://www.inova.jor.br/2019/01/25/saude-5g/

Estes e outros temas estarão nos debates do Painel Telebrasil 2019, que ocorrerá em Brasília, nos dias 21, 22 e 23 de maio de 2019. O Painel Telebrasil é o mais importante e tradicional encontro de lideranças do setor de TICs e em sua edição de 2019 se tornará também um importante espaço de negócios e apresentação de tecnologias e soluções.
http://paineltelebrasil.org.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar