Brasil, 26 de Maio de 2019

Cresce repasse de resseguro para o exterior, revela estudo

O crescimento na exportação de resseguro por resseguradores locais continua em ritmo acelerado, com um volume de prêmio em 2018 até setembro 30% maior que no período equivalente de 2017, revela estudo da Terra Brasis. Por outro lado, conforme esperado, a participação das resseguradoras locais no prêmio cedido por seguradoras brasileiras começa a recuar, em função das mudanças regulatórias implementas ao final de 2017 que abriram ainda mais o mercado brasileiro à importação de resseguros.

Em 2018 até setembro, resseguradoras locais receberam 70% do prêmio cedido por seguradoras brasileiras, frente a 73% do período equivalente em 2017. Acreditamos que este percentual poderá cair ainda mais durante 2019.

Em termos de resultado, as resseguradoras locais apresentaram um lucro acumulado no ano de R$ 994 milhões (IRB com R$ 846 milhões e demais locais com R$ 149 milhões), superior em 8,4% aos R$ 918 milhões (IRB com R$ 676 milhões e demais locais com R$ 242 milhões) apresentados no mesmo período do ano anterior.

A partir desta edição, na análise do comportamento das seguradoras e resseguradoras locais, acrescentamos um índice composto pela soma do sinistro de competência com o resultado de resseguro ou retrocessão dividido pelo prêmio ganho. Esta métrica é uma aproximação para a sinistralidade retida.

Notícias ::

RECEBA O RESUMO DE NOTÍCIAS DE SEGUROS DO SEGS, É GRÁTIS..::

NewsLetter Segs: Mais de 140 mil já recebem...Profissional atualizado anda na frente da concorrência !