Brasil,

Colocando o S em IoT

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna de Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Sara Lofgren

IoT: até o nome tem significados diferentes para pessoas diferentes. Pessoas que trabalham com tecnologia sabem que IoT significa “Internet das Coisas”, mas o que conta como uma coisa?

Definindo a IoT

A definição básica é “qualquer dispositivo que possa se conectar a outros dispositivos na Internet sem o auxílio da operação de um ser humano” se qualificaria como IoT. Isso significaria que termostatos, carros, sensores de equipamentos, impressoras, caixas eletrônicos, lâmpadas, câmeras, sinais de trânsito, bichos de pelúcia conectados e muitos outros dispositivos específicos são todos IoT.

Para aumentar essa complexidade, a maioria das pessoas sugere que “coisas” que podem se conectar a outras “coisas” também são IoT, então adicione à lista smartwatches, wearables, leitores de cartão de crédito e até mesmo humanos com implantes conectados.

A Era da IoT

A adoção da IoT está crescendo mais rapidamente do que a adoção do PC em casa ou da WWW. O preço baixo, a natureza autônoma, a facilidade de uso e o valor comercial da IoT a tornam atraente tanto para o indivíduo quanto para o setor.

Enquanto os dispositivos podem ser conectados de forma simples, sem qualquer nível de conhecimento técnico, para melhorar a qualidade de vida, entreter uma criança ou até tornar nossa rede elétrica mais eficiente e estável, não é de surpreender que as previsões de crescimento sejam tão grandes, com estimativas variando na casa das centenas de milhões para um tamanho de mercado de mais de um trilhão de dólares até 2022.

Adoção de IoT na empresa

Com qualquer nova tecnologia, a utilidade sempre precede a segurança. Então, sem surpresa, a segurança é atualmente o maior obstáculo para a adoção da IOT – ou, como alguns tecnólogos brincam, “não há S na IoT”.

Mas, ao contrário das tecnologias anteriores que poderiam ser colocadas em quarentena, segmentadas, desconectadas ou fisicamente bloqueadas, a IoT é, por natureza, mais vulnerável porque está sempre conectada, tipicamente móvel e muito diversificada em uso e design, tornando o desafio à segurança muito maior.

O desafio é que esses dispositivos são mais difíceis de proteger do que um computador comum ou até mesmo um telefone celular. A IoT deve permanecer conectada para ser útil, por isso os dispositivos estão sempre expostos a hackers. Muitos não têm a interface básica; eles são projetados para serem leves, para minimizar o uso do processador e maximizar a vida útil da bateria, portanto instalar os agentes de segurança é um desafio.

Muitos dispositivos também podem ser apanhados e movidos, por isso protegê-los fisicamente é um pesadelo. E, com a rápida evolução dos processadores, baterias e novos usos dos dispositivos, há pouca consistência no que está sendo executado sob o capô.

O futuro da IoT

À medida que os limites discretos da rede continuam a se dissolver, a teia de coisas conectadas continuará a crescer e a ficar cada vez mais vulnerável. Esses dispositivos sempre conectados, diversos e com funções limitadas precisarão de uma solução de segurança ousada e visionária que não exija interação humana.

Como os próprios dispositivos, ela precisará ser portátil, eficiente e automatizada. Essa solução será, em última análise, suportada pela forte integração das tecnologias incorporadas à inteligência artificial (IA).

Como consultora de segurança, estou ansiosa para deixar a IA trabalhar – é a única maneira de protegermos essa infinidade de “coisas” que já superam em número a população humana.

*Sobre a autora

Sara Lofgren é gerente de Engenharia de Canais de Vendas na Cylance. Ela trabalha na área de segurança de computadores há mais de uma década, com foco na resolução de problemas de segurança corporativa por meio da união de tecnologia, pessoas e processos. Além do malware, suas outras principais áreas de interesse incluem privacidade, criptografia e regulamentações tecnológicas.

Sobre a Cylance

A Cylance desenvolve inteligência artificial (IA)para fornecer produtos de segurança preventivos e soluções inteligentes, simples e confiáveis, que mudam a forma como as organizações abordam a segurança de terminais. A Cylance fornece prevenção e visibilidade de ameaças de espectro total em toda a empresa para combater os ataques de segurança cibernética mais notórios e avançados. Com prevenção de malware baseada em IA, detecção de ameaças, detecção e resposta automatizadas e serviços de segurança especializados, a Cylance protege o endpoint sem aumentar a carga de trabalho ou os custos da equipe. Nós chamamos isso de Ciência da Segurança. Saiba mais em www.cylance.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar